GeralClubeAnderson Barros: Torcida do Palmeiras vive caso de amor e ódio com...

Anderson Barros: Torcida do Palmeiras vive caso de amor e ódio com dirigente

Quando chegou ao Palmeiras em dezembro de 2019, o diretor de futebol Anderson Barros era pouco conhecido da torcida do Verdão.

O até então dirigente do Botafogo-RJ, não era muito conhecido no mercado e não tinha a fama de “popstar”, como sempre foi conhecido o seu antecessor Alexandre Mattos, que ficou no Palmeiras até 2019.

Desde a sua chegada, Anderson Matos já conquistou 4 títulos: Campeonato Paulista, Copa do Brasil e o inédito e histórico bicampeonato da Libertadores da América.

Diferente de Alexandre Mattos, que contratou dezenas de jogadores para o time, Anderson Barros assumiu o clube em um momento de contenção de gastos e foco no equilíbrio financeiro, muito em virtude da situação que o mundo vivia por conta da pandemia do Coronavírus.

Por conta disso as contratações foram bem menos numerosas, porém muito assertivas, além da necessidade de conseguir negociar jogadores que estavam no elenco, mas não estavam nos planos do clube e oneravam a folha de pagamento do clube.

E esse foi o primeiro movimento feito por Barros, conseguindo realizar os empréstimos e vendas de jogadores como Felipe Pires, Carlos Eduardo, Borja entre outros.

Anderson Barros também realizou contratações de grandes nomes do time e, com certeza, tem um ótimo aproveitamento na questão de contratações X respostas em campo.

+ Vai ficar? Leila Pereira e Anderson Barros tem reunião marcada pela renovação de jogador no Palmeiras

O dirigente foi responsável pelas contratações dos seguintes jogadores:

  • Marcelo Lomba (goleiro)
  • Matías Viña (lateral)
  • Piquerez (lateral)
  • Jorge (lateral)
  • Kuscevic (zagueiro)
  • Empereur (zagueiro)
  • Danilo Barbosa (volante)
  • Matheus Fernandes (volante)
  • Eduard Atuesta (meia)
  • Breno Lopes (atacante)
  • Rony (atacante)
  • Rafael Navarro (atacante)

Mas então porque a torcida do Palmeiras não enxerga o trabalho do diretor com bons olhos?

Na minha opinião Anderson Barros faz um ótimo trabalho no Palmeiras, com todo o contexto e cenário que ele encontrou ao chegar ao clube, além da mudança clara de filosofia nas contratações.

Barros também tem o total apoio da comissão técnica, sendo muito elogiado pelo técnico Abel Ferreira que chegou a dizer que “ele era o melhor diretor de futebol com quem o técnico já havia trabalhado”.

É preciso entender que muitas das contratações especuladas na imprensa e redes sociais não passam de boatos e nem se quer foram feitas consultas ou negociações com o Palmeiras.

Além disso, o dirigente só vai contratar jogadores pedidos pela comissão técnica, sempre respeitando as determinações da diretoria com relação aos limite de gastos.

Se eu pudesse dar uma nota ao trabalho do Anderson Barros no Palmeiras, a minha nota seria 8, diante de tudo que detalhei.

Por isso considero muito acertada a sua renovação de contrato.

Então fica aqui meu questionamento.
Será que não estão exagerando nas cobranças?

Um time forte se faz com contratações, mas também com administração do elenco além de negociações de jogadores que não são mais utilizados.

+ Palmeiras