GeralAbel Ferreira pode superar Felipão em número de finais pelo Palmeiras

Abel Ferreira pode superar Felipão em número de finais pelo Palmeiras

O técnico português já chegou a 8 decisões com o clube. Felipão tem 10 finais no currículo

A história por trás de todos os títulos do Palmeiras guarda uma série de recordes e estatísticas. Em 2022, o técnico Abel Ferreira pode quebrar mais uma marca importante à frente do Verdão. O português pode se tornar o treinador com o maior número de finais comandando o time paulista, superando Luiz Felipe Scolari. 

Abel chegou ao Palmeiras em 2020 e, desde então, tem enfileirado títulos e decisões. O técnico já chegou a 8 finais, empatando com Vanderlei Luxemburgo. Felipão, um dos maiores treinadores da história do clube, chegou a 10 finais e lidera o ranking. Mas isso pode mudar em 2022.

Abel tem ao menos três competições em que poderá chegar à final: Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Paulista. Se conseguir alcançar a decisão nas três competições, chegará a 11 finais e vai superar Felipão. A meta é complicada, mas não é impossível, visto o retrospecto do treinador nesses 15 meses de trabalho.

O treinador português venceu três decisões (Libertadores de 2020 e 21 e Copa do Brasil de 2020) e perdeu 4 (Paulista de 2021, Recopa de 2021, Supercopa do Brasil de 2021 e Mundial de Clubes 2022). A próxima decisão será contra o Athletico Paranaense, pela Recopa Sul-Americana.

O retrospecto recente coloca Abel à frente de Luxemburgo, que venceu seis finais (Paulistas de 1993, 2008 e 2020, Brasileiros de 1993 e 1994 e Rio-São Paulo de 1993) e perdeu apenas uma (Copa do Brasil de 1996). 

“As pessoas me perguntam o segredo do sucesso e é muito simples: trabalho, disciplina e fazer o que é preciso. Minha equipe é adulta e competitiva. Tenho muito orgulho deles. O espírito desta equipe tem uma força que não se vê”, disse Abel Ferreira recentemente sobre sua fórmula para chegar a tantas finais em tão pouco tempo.

O treinador já é visto por muitos como o principal técnico na história do Verdão. Quem diz isso é o Felipão. “Para que todo mundo saiba e alguém que fala de coração: Abel é o maior treinador que o Palmeiras já teve em todas as épocas. Conseguiu os títulos e fez com que esses jogadores trabalhassem pelo clube com alegria, satisfação e com um pensamento pelo Palmeiras como quem sabe, nós não conseguimos passar”, disse Felipão recentemente em entrevista à TV Band. 

Felipão tem uma trajetória de sucesso no Palmeiras. Felipão, por sua vez, também foi duas vezes campeão continental no final dos anos 1990 – da Libertadores e da Mercosul –  e ainda conquistou outros títulos de expressão, o último em 2018, do Campeonato Brasileiro. Ainda tem  dois títulos de Copa do Brasil (1998 e 2012) e um Torneio Rio-São Paulo (2000).

Em toda a história do clube paulista, o técnico com o maior número de títulos sob o comando da equipe é Vanderlei Luxemburgo, com 8 troféus em cinco passagens pelo Palestra. Oswaldo Brandão vem logo atrás, com 7.

+ Palmeiras