FutebolHistórico! Abel Ferreira entra na lista de técnicos mais vitoriosos pelo Palmeiras

Histórico! Abel Ferreira entra na lista de técnicos mais vitoriosos pelo Palmeiras

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

O técnico Abel Ferreira segue fazendo história no Palmeiras. Recentemente, o treinador superou Felipão em conquistas de títulos internacionais, e também Luxemburgo, em número de finais. Agora, após derrotar o Guarani por 2 x 0 e conquistar a 28ª vitória no Allianz Parque, o português entrou no top 10 de técnicos mais vencedores do Verdão.

O líder dessa lista é Vanderlei Luxemburgo, com 122 triundos obtidos (contando Allianz Parque e o antigo Palestra). Além disso, o ranking tem Oswaldo Brandão (2º, com 96 vitórias); Luiz Felipe Scolari (3º, com 85 vitórias); Amilcar Barbuy (4º, com 54); Ventura Cambon (5º, com 42); Rubens Minelli (6º, 33); e Olegário Tolói de Oliveira, o Dudu (7º, com 30 vitórias).

Além do mais, o comandante do Alviverde superou Dudu na lista de quem mais atuou no clube. Ambos estavam em 7º com 45 partidas e, agora, Abel ultrapassou o atleta e está atrás de Ventura Cambon (6º técnico que mais acumulou jogos no Palestra Italia, 59); Rubens Minelli (5º, com 66); Amilcar Barbuy (4º, com 76); Felipão (3º, com 121); Brandão (2º, com 130); e Luxemburgo (líder com 160 vitórias na casa alviverde).

Recentemente, com a conquista da Recopa, o treinador igualou com os uruguaios Humberto Cabelli e Ventura Combon como o estrangeiro com mais taças pelo Palmeiras, sendo quatro conquistas. Eles só perdem para Felipão, com seis títulos; Brandão, com sete; e Luxemburgo, com oito.

Os feitos de Abel continuam no Maior Campeão Nacional. O comandante é o primeiro português, oitavo europeu e 23º estrangeiro a assumir o comando do clube na história. O último treinador nascido na Europa tinha sido o italiano Caetano De Domenico, campeão paulista em 1940, enquanto o mais recente comandante de fora do país havia sido o argentino Ricardo Gareca, contratado em 2014, mas que teve curta passagem.

Há recordes também em relação aos títulos conquistados em quase dois anos à frente do Palmeiras. Campeão da Libertadores em suas primeiras 26 partidas (estreou em outubro de 2020), Abel só não conquistou um título mais rápido no século do que Vanderlei Luxemburgo, o “Pofexô”, que faturou o Paulista de 2020 com 20 partidas à frente do time.

Ademais, também foi o primeiro técnico estrangeiro a conquistar título pelo Verdão desde 1965, quando o argentino Filpo Nuñez também levantou duas taças: Torneio Rio São Paulo e Torneio Internacional IV Centenário do Rio de Janeiro. E, claro, primeiro a conquistar duas Libertadores em uma mesma temporada.

MAIS RECORDES BATIDOS

Ainda há outros números que comprovam quanto Abel está na história do clube. Na Libertadores, entrou na lista de quem mais comandou a equipe na competição. Só está atrás, mais uma vez, para Luxemburgo, com 25, e Felipão, com 43. Além disso, ele aparece na segunda posição na lista de técnicos com mais vitórias pela Liberta na história do Verdão, com 14 triunfos, atrás só de Felipão, com 23.

Ainda assim, Abel já é o oitavo que mais dirigiu o clube, com 48 jogos pela competição, atrás de Emerson Leão e Jorge Vieira, empatados em sétimo, com 50 jogos; de Dudu, 6º, com 62 duelos; de Cuca, 5º, com 63 jogos; de Rubens Minelli, 4º, com 65 partidas; de Oswaldo Brandão, 3º, com 111 duelos; de Luxemburgo, 2º, com 147 jogos embates; e de Felipão, recordista no quesito, com 203 partidas comandadas pelo Palmeiras em jogos de Brasileirão.

+Jorge: Quando os números individuais não condizem com as atuações em campo

+ Siga o Palmeiras Online no Twitter
+ Siga o Palmeiras Online no Facebook
+ Inscreva-se no canal Palmeiras Online no Youtube

+ Participe do canal do Palmeiras Online no Telegram

+ Palmeiras