FutebolPalmeiras e São Paulo fazem final do Paulista recheada de curiosidades e...

Palmeiras e São Paulo fazem final do Paulista recheada de curiosidades e dados importantes

Palmeiras e São Paulo se enfrentam na busca pelo título do Campeonato Paulista, repetindo a final de 2021, onde até então um Choque-Rei não acontecia na decisão do estadual desde 1992. O Palmeiras busca repetir o feito de conquistar o campeonato de forma invicta depois de 50 anos. O último foi em 1972, justamente em cima do São Paulo. E não são apenas esses feitos acerca do Choque-Rei decisivo. A final do Paulista reúne inúmeros destaques e retrospectos curiosos.

O Palmeiras chega à final somando 14 jogos de invencibilidade no campeonato, com 11 vitórias, três empates e um aproveitamento de 85,71%. A última vez que o clube havia iniciado o Paulista com mais de 10 jogos de invencibilidade foi em 2012, com nove vitórias e cinco empates. Além de invicto, o Palestra é dono da melhor defesa do Campeonato Paulista em todos os tempos, ostentando a média de 0,28 gol sofrido por partida.

Se o Verdão é dono da melhor defesa do campeonato, por outro lado temos o São Paulo, dono do melhor ataque da competição. Enquanto o time de Abel Ferreira sofreu apenas quatro gols durante todos os jogos dessa edição, o tricolor balançou as redes 24 vezes.

Em toda história, essa será a nona decisão entre Palmeiras e São Paulo com um retrospecto empatado em quatro vitórias para cada lado. O Palmeiras foi campeão paulista em cima do São Paulo nas edições de 1942, 1950 e 1972 e brasileiro em 1973. Já o Tricolor foi campeão em cima da equipe alviverde nos anos de 1943, 1971, 1992 e em 2021.

Na história, Palmeiras e São Paulo já se enfrentaram 333 vezes, com um retrospecto muito equilibrado, tendo o rival uma pequena vantagem: foram 112 vitórias contra 111 do Palmeiras. As equipes empataram 110 vezes. No número de gols, a vantagem fica para o Alviverde, com 435 gols marcados contra 433 do tricolor.

+ “Somos nós contra eles”, diz Abel Ferreira em coletiva da final entre Palmeiras e São Paulo

O primeiro jogo da grande final será realizado no Morumbi. No último clássico entre as duas equipes (dia 10/03, também pelo Paulista), no estádio do Morumbi, com vitória alviverde, o Palmeiras quebrou um tabu de 25 anos sem vencer o rival em seu estádio. E mais: passou a ter um retrospecto positivo no Morumbi, onde, independente do adversário, foram 118 vitórias contra 117 derrotas. Desde 2012 o Verdão sofreu apenas uma derrota nos últimos nove jogos disputados no estádio.

Abel Ferreira pode alcançar feito inédito no Palmeiras

O técnico Abel Ferreira, da SE Palmeiras, em jogo contra a equipe da A Ferroviária E, durante partida válida pela sétima rodada, do Campeonato Paulista, Série A1, no Estádio Municipal Dr Ademar Pereira de Barros. (Foto: Cesar Greco)
O técnico Abel Ferreira, da SE Palmeiras, em jogo contra a equipe da A Ferroviária E, durante partida válida pela sétima rodada, do Campeonato Paulista, Série A1, no Estádio Municipal Dr Ademar Pereira de Barros. (Foto: Cesar Greco)

O técnico Abel Ferreira também entra em campo com marcas expressivas. Se conquistar o Campeonato Paulista, Abel se tornará o primeiro técnico da história do Palmeiras a conquistar, pelo menos, um título de campeonato estadual, um de campeonato nacional e um de campeonato internacional. E vai além: Abel pode ser o primeiro técnico estrangeiro a conquistar o campeonato estadual com o Palmeiras desde 1950, ano em que o uruguaio Ventura Cambon conquistou o Paulista à frente da equipe alviverde.

+ Confirmado! Palmeiras vai decidir Estadual contra o São Paulo no Allianz Parque

Analisando os clássicos paulistas, a comissão técnica de Abel Ferreira tem um bom retrospecto desde sua chegada ao Palmeiras. Ao todo foram 21 jogos, com dez vitórias, sete empates e quatro derrotas. O duelo mais recente entre o alviverde e o tricolor em mata-mata foi pelas quartas de final da Libertadores 2021, em que o Palmeiras eliminou o São Paulo após um empate de 1×1 no Morumbi, no jogo de ida, e uma vitória por 3×0 no jogo de volta, no Allianz Parque.

As duas equipes se encontram na quarta (30), às 21h40, no Estádio do Morumbi, para o jogo de ida da final do Campeonato Paulista. O jogo de volta será no domingo (03), às 16h, no Allianz Parque.

+ Siga o Palmeiras Online no Twitter
+ Siga o Palmeiras Online no Facebook
+ Inscreva-se no canal Palmeiras Online no Youtube
+ Ouça o PodCast do Palmeiras Online

+ Participe do canal do Palmeiras Online no Telegram

+ Palmeiras