FutebolPalmeiras: o time chamado de retranqueiro, mas que emplaca goleadas

Palmeiras: o time chamado de retranqueiro, mas que emplaca goleadas

Basta analisar alguns dos últimos jogos do Palmeiras para entendermos a força ofensiva que a equipe de Abel Ferreira tem, diferente das criticas de time retranqueiro.

Contra o São Pulo, pelo segundo jogo da final do Campeonato Paulista, o Palmeiras marcou quatro gols, o mesmo aconteceu na estreia da Libertadores, contra o Deportivo Táchira. Na segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, contra o Idependiente Petrolero, o placar foi ainda mais elástico, com oito gols da equipe alviverde.

Indo mais além, nos últimos quatro jogos, o Palmeiras balançou as redes 18 vezes. Em 2022, nas 23 partidas disputadas pelo time, foram 47 gols, resultando em uma média de 2,04 por partida.

Os números mostram que, além de uma defesa forte, contando com Marcos Rocha, Gustavo Gomez e Weverton como destaque, Abel Ferreira vem construindo um ataque ofensivo e de qualidade, com Dudu e Raphael Veiga se destacando. Veiga, artilheiro do time na temporada, conta com 13 gols, enquanto Dudu acumula quatro gols e uma assistência. Rafael Navarro vem despontando na equipe e acumula seis gols marcados e uma assistência, todos nos jogos de Libertadores (somente contra o Independiente Petrolero, o atacante marcou quatro vezes).

Confira os jogadores que marcaram na temporada:

Raphael Veiga: 13 gols
Rafael Navarro: 6
Rony e Zé Rafael: 5
Dudu: 4
Murilo e Danilo: 3
Wesley: 2
Luan, Gustavo Gómez, Jailson, Gustavo Scarpa, Breno Lopes e Deyverson: 1

A goleada de 8×1 contra o Independiente Petrolero entrou para a história do clube como a maior goleada do Palmeiras em Libertadores, superando os 7 a 0 sobre o El Nacional, do Equador, pela edição de 1995 do torneio, e uma das 10 maiores da história palmeirense. Após a equipe, o Palmeiras ultrapassou a marca de 400 gols na competição continental, sendo o único time brasileiro a atingir essa marca.

+ Não rolou! Ex-zagueiro do Flamengo confirma que foi procurado pelo Palmeiras

+ Palmeiras busca voltar a vencer o Goiás neste sábado; confira o retrospecto entre as equipes

Durante entrevista coletiva, ainda pelo Campeonato Paulista, Abel Ferreira já havia ironizado as criticas que recebia pelo Palmeiras ter um time dito como retranqueiro.

“Nossa equipe é um bocadinho retranqueira. Jogamos atrás, não criamos oportunidade de gol, não propõe, não ganha, não bate recordes. É um gosto treinar esses jogadores. Essa equipe tem muita alma, sabe o que faz. Eu troco jogadores, centrais, goleiro, centroavante, pontas, e ela mantém um padrão”.

Na busca por aumentar o número de gols e a média na temporada, o Palmeiras entra em campo no próximo sábado (16), contra o Goiás, em Goiânia, pelo Campeonato Brasileiro.

+ Palmeiras