FutebolAgora é Libertadores! Palmeiras faz treino especial e embarca para Bolívia

Agora é Libertadores! Palmeiras faz treino especial e embarca para Bolívia

O Palmeiras fez sua estreia na Copa do Brasil na noite de sábado (30) e agora já esta com a mente voltada para outra competição. Na manhã de domingo (01), os jogadores alviverdes e comissão técnica iniciaram a preparação para o duelo contra o Independiente Petroleo, pela Libertadores, na altitude de Sucre, na Bolívia.

Na Academia de Futebol, os jogadores que atuaram na Arena Barueri fizeram recovery na parte interna do centro de excelência, enquanto os que ficaram no banco de reservas foram a campo e trabalharam quesitos técnicos e táticos sob os olhares da comissão técnica.

Pensando na altitude de Sucre, de aproximadamente 2800 metros, os goleiros treinaram boa parte do tempo com com uma bola com gás hélio em seu interior com o intuito de acelerar a adaptação à velocidade da bola na Bolívia. O treinador de goleiros do Palmeiras, Rogério Godoy, explicou sobre o método de treinamento.

O técnico Abel Ferreira e o preparador de goleiros, Rogério Godoy, da SE Palmeiras. (Foto: César Greco)

 “O gás hélio é mais leve que o gás colocado na bola normalmente e dá um pouco mais de velocidade e trocas de direções. É uma adaptação para aquilo que a gente vai encontrar lá na altitude. A primeira etapa foi aqui e vamos concluir no treino pré-jogo todas essas situações diferentes”.

Além do treinamento especial com os goleiros, o Palmeiras vem tomando outras medidas e cuidados para amenizar os efeitos provocados pelo gás rarefeito na altitude. O coordenador científico do clube, Daniel Gonçalves, detalhou sobre essas medidas.

“As medidas já estão em prática há algumas semanas, como o monitoramento bioquímico e do sangue dos atletas, pois sabemos que o transporte de oxigênio dentro do corpo tem relação com as hemácias e com o ferro. Sendo assim, já tentamos corrigir isso por alimentação e medicamentos específicos. Implementamos também a hidratação fracionada ao longo do dia, já que a altitude aumenta a frequência respiratória e, por consequência, o ressecamento das vias aéreas e, com isso, uma desidratação maior”.

+ Abel define vitória do Palmeiras como “serviço obrigatório” e defende Atuesta

+ Palmeiras: Scarpa revela o que facilitou bom desempenho contra a Juazeirense

Daniel explicou ainda sobre os principais efeitos da altitude no corpo dos jogadores e como afeta a partida de futebol.

“Por conta da menor densidade do ar há uma diminuição na pressão de oxigênio, e então, os atletas tendem a ter dificuldades respiratórias, mas, por outro lado, a bola muda sua trajetória e sua velocidade. Quanto mais rapidamente nos adaptarmos a essas questões, sobretudo mental (de o atleta saber o quanto o seu corpo vai sofrer), melhor será a performance no jogo”.

Embarque do Palmeiras

A delegação palmeirense embarca para a Bolívia na tarde deste domingo e continuará a preparação para a partida em solo boliviano, na segunda (02), às 11h (horário local), em um campo anexo do Estádio Olímpico Pátria, o local da partida.

A bola rola para Palmeiras, líder do Grupo A, e Independiente Petrolero na terça-feira (03), às 21h:30 (horário de Brasília), em Sucre, na Bolívia.

+ Palmeiras