Futebol105 anos de Dérbi Paulista, o clássico entre Palmeiras e Corinthitans que...

105 anos de Dérbi Paulista, o clássico entre Palmeiras e Corinthitans que já protagonizou momentos históricos

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

No dia 06 de maio de 1917, o Palmeiras, na ocasião Palestra Itália, enfrentava o Corinthians pela primeira vez… o início da maior rivalidade do Brasil (uma das maiores do mundo) e do confronto que protagonizou momentos históricos.

No primeiro Dérbi da história a vitória foi alviverde, naquele 06 de maio o Palestra Itália venceu o Corinthians por 3×0, com três gols de Caetano Izzo. De lá pra cá foram 383 jogos entre as duas equipes, com 136 vitórias do Palmeiras, 116 empates e 131 vitórias do Corinthians.

Se hoje Palmeiras e Corinthians protagonizam uma das maiores rivalidades do país, no passado as duas equipes foram aliadas, ainda que por um curto período. Palestra Itália e Corinthians eram os únicos times paulistanos fundados pela classe operária em uma época em que o esporte era de elite. A união não durou muito tempo, já que nos primeiros jogos disputados pelas equipes a rivalidade e as provocações começaram a aparecer.

Porém as duas equipes se uniram de novo, dessa vez por motivações políticas.

Em 13 de outubro de 1945 Palmeiras e Corinthians se uniram e realizaram o “Jogo Vermelho”, no Pacaembu. Segundo Aldo Rabelo, em seu livro “O Jogo Vermelho”, naquela ocasião funcionários da Federação Paulista de Futebol, das indústrias têxtil e da construção civil, além de mulheres que atuavam no Partido Comunista, trabalharam para que o jogo ocorresse como uma comemoração pela queda do regime nazista e pela redemocratização do Brasil.

A partida ocorreu no momento do término do Estado Novo de Getúlio Vargas e toda renda arrecadada com a bilheteria foi destinada à campanha comunista que pretendia se inscrever nas eleições que aconteceriam ainda naquele ano em 2 de dezembro de 1945.

Palmeiras e Corinthians se uniram para realização do Jogo Vermelho, em 1945. (Foto: Domínio Público)

Dentro das quatro linhas o Dérbi paulista protagonizou grandes decisões, como a do Campeonato Paulista de 1993. Após 16 anos do Palmeiras voltava ser campeão paulista e em cima do maior rival. O dia 12 de junho de 1993 jamais sairá da memória do torcedor palmeirense e da história do clube. Era o segundo jogo da decisão do estadual, o Corinthians havia vencido a primeira partida por 1×0, mas a história reservava um final diferente para esse capítulo do Dérbi.

Diante de 104 mil pessoas no Morumbi, o Palmeiras venceu o Corinthians por 4×0 e se sagrou Campeão Paulista de 1993. No calendário palmeirense, o dia 12 de junho é conhecido desde então como o Dia da Paixão Palmeirense.

O jogador Evair, da SE Palmeiras, comemorando o gol do título do Campeonato Paulista de 1993. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Recentemente o Palmeiras viveu um momento parecido. Após um jejum de 12 anos sem ser campeão do Campeonato Paulista, em 08 de agosto de 2020 o Palmeiras derrotou o Corinthians nos pênaltis, por 4×3 e faturou o título do estadual.

Confira algumas curiosidades sobre o clássico entre Palmeiras e Corinthians.

  • O jogador que mais disputou o Dérbi foi Ademir da Guia, com 57 partidas;
  • O goleiro Émerson Leão é o jogador com passagens pelos dois clubes que mais disputou o clássico, com 36 participações pelo Palmeiras e cinco pelo Corinthians;
  • A maior goleada do Dérbi foi em 1933, com os 8 a 0 do Palestra Itália;
  • O clássico entre Palmeiras e Corinthians passou a ser conhecido como Dérbi, nome atribuído pelo jornalista Thomaz Mazzoni, na década de 1940. Originalmente o significado da palavra dérbi vem de um termo turfístico que define “a mais importante e tradicional carreira inglesa, disputada em Epsom pela primeira vez no século XVII”. Ao longo dos anos o termo passou a ser utilizado para determinar um jogo entre duas equipes da mesma cidade.

Se na primeira partida entre Palmeiras Corinthians o Verdão venceu por 3×0, na última o resultado foi igual. O último jogo disputado pelos rivais ocorreu pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro desse ano na Arena Barueri, no dia 23 de abril. Foi a primeira vitória do Palmeiras no Brasileirão que dominou completamente a partida e venceu o Dérbi pelo placar de 3×0.

+ Palmeiras