GeralOpinião: com apoio e oportunidades, Menino tem tudo para embalar no Palmeiras

Opinião: com apoio e oportunidades, Menino tem tudo para embalar no Palmeiras

Uma das revelações do Palmeiras em 2020, Gabriel Menino provavelmente terá uma nova sequência como titular com a longa lista de ausências no Verdão, sendo a chance que o volante/lateral precisa para se reerguer após fase ruim.

Não é segredo para ninguém o quão é difícil um atleta se manter focado após ter uma grande ascensão, pois com a subida na qualidade de vida, vem tentações e oportunidades que o jovem da base não tinha antes de ter um maior alcance. Sendo comum, e muito, no futebol atletas se perderem para vícios e práticas que não fazem bem a sua vida, quando sobem para o profissional ou atingem um novo status em sua carreira. 

Nesse processo, ter o apoio de pessoas com mais experiências e que conhecem esse caminho é essencial. A vida de Gabriel mudou após ter grande destaque no Palmeiras em 2020, chegando a Seleção Brasileira, entretanto tal acontecimento não fez bem a sua performance e o jogador passou desde então por uma péssima fase. Tal variação de desempenho é comum e aconteceu inclusive com Renan e Patrick de Paula que ficaram fora do último Mundial de Clubes, assim como Menino. 

Mesmo tendo potencial, Patrick e Renan foram negociados pela diretoria, o que poderia ter acontecido com Gabriel, mas que não ocorreu provavelmente por um planejamento do clube ou simplesmente pela falta de uma negociação que fosse interessante ao Palmeiras. Recentemente, Menino revelou importantes conversas com seus pais e com o professor Abel Ferreira, o que mostra o quanto o ambiente do clube pode minimizar os impactos negativos. Em entrevista ao jornalista Rodrigo Fragoso da TNT Sports, Gabriel comentou sobre a grande ajuda que Willian Bigode, ex-companheiro e querido pela equipe, forneceu.

“O Willian, que está no Fluminense, conversava muito comigo que quando eu sair do portão do CT pra fora, vai estar a mesma coisa sempre: Mulherada, gente querendo se aproximar e se aproveitar de você. Mas o que está dentro do CT é pra poucas pessoas e por pouco tempo, então tem que se dedicar ao máximo pra ver o quanto vamos evoluir. Foi um dos caras que me ajudou muito. Raphael Veiga também. Nem preciso falar dos moleques da base porque estou sempre junto com eles. E é agradecer a comissão técnica de novo por confiar em mim e me dar uma nova oportunidade.”

A oportunidade foi gerada pelas convocações de Danilo e Atuesta para suas respectivas seleções, além do fato de Jailson ainda estar lesionado, sobrando assim uma vaga no meio de campo, já que a janela de transferências está fechada e o Palmeiras não pode fazer contratações imediatas para suprir as ausências. O jogador de 21 anos já participou de três jogos seguidos (marcando gol contra o Juventude) e deve jogar dos próximos dois jogos, devido às datas dos jogos das seleções sul-americanas. Antes disso, nos últimos meses o atleta só havia entrado em jogos do Paulista e na Libertadores, somando 12 jogos, um gol e uma assistência esta temporada.

+ Palmeiras vai usar ‘direito em data Fifa’ para contar com jogador convocado no clássico contra o Santos

+ Será Merentiel o tão sonhado camisa 9 do Palmeiras? Veja a análise

+ Palmeiras: clube suíço quer lateral e diretoria alviverde não deve facilitar saída

+ Palmeiras