Futebol'Academia de Volantes'; Fabinho é mais um jogador que muda de posição...

‘Academia de Volantes’; Fabinho é mais um jogador que muda de posição no Palmeiras

Que o Palmeiras tem a famosa Academia de Goleiros todos já sabem, mas uma formação em uma nova posição vem chamando atenção no atual elenco: os volantes. Já são três jogadores que migraram para a posição e ganharam destaque na equipe de Abel Ferreira.

Assim como Danilo e Patrick de Paula, Fabinho, cria da base que vem ganhando destaque no time principal, teve seu posicionamento recuado em campo em relação ao início de sua carreira. Atuando como volante, Fabinho foi campeão da Copinha e tem aparecido com frequência na equipe de Abel. O volante entrou em campo na vitória do Palmeiras contra o Santos, na Vila Belmiro, e atuou em partes das partidas contra o Emelec e Deportivo Táchira, pela Libertadores.

Apesar de ainda ter idade para atuar na equipe Sub-20 do Palmeiras, Fabinho vem se firmando no time principal e é nome frequente na lista de relacionados de Abel Ferreira. Isso devido à sua qualidade na saída de jogo, característica que chama atenção e se justifica pelo volante já ter atuado como camisa 10 no início da carreira.

Em entrevista recente ao UOL Esportes, Fabinho falou sobre a tradição do clube de recuar alguns jogadores, criando volantes à partir de atletas que atuavam como meias e assim conseguir atletas com grande qualidade nas saídas de bola e construções de jogadas.

+ Reforços e exame de Murilo; veja os detalhes da reapresentação do Palmeiras

“O Palmeiras é um time que propõe jogo, por isso é importante ter jogadores com qualidade na saída de bola. A gente que era meia acaba sendo recuado para volante ali para acrescentar isso. ntes, como eu jogava de meia, eu não era não era tão marcador. Mas aí, tive de trabalhar para evoluir bastante nesse aspecto e juntar a marcação com a qualidade técnica que eu já tinha”.

A mudança de posição de Fabinho se iniciou assim que o atleta chegou ao Palmeiras, em 2015, quando tinha apenas 13 anos. “Quando cheguei para o Palmeiras, já fui logo ser camisa 8”, lembrou o jogador.

Ao todo, Fabinho já participou de 14 jogos com o time principal do Palmeiras, sendo oito partidas no Campeonato Paulista, quatro no Campeonato Brasileiro e duas na Libertadores. Com a ausência de Danilo e Atuesta, convocados pelas suas seleções, Fabinho é uma opção para entrar em campo substituindo Gabriel Menino.

O próximo compromisso do Palmeiras é contra o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro, e pode ser mais uma oportunidade para o volante entrar em campo. A partida será no Allianz Parque, pela nona rodada do Brasileirão, às 16h, valendo a liderança do campeonato.

+ Em mais um ano como garçom, Gustavo Scarpa está prestes a completar mais uma marca com a camisa do Palmeiras

+ Palmeiras