GeralContratações e saídas ilustram o planejamento de Abel no Palmeiras a partir...

Contratações e saídas ilustram o planejamento de Abel no Palmeiras a partir desta temporada

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

O ano de 2022 simboliza uma virada no planejamento de futebol do Palmeiras, desde que Leila Pereira assumiu o cargo de presidente do clube.

Por mais que a comissão técnica tenha sido mantida e a maioria dos principais nomes do elenco também, a troca de algumas peças foi essencial para o começo de um novo momento do clube.

No início da parceria com a Crefisa, com Alexandre Mattos, a toada das contratações era trazer medalhões e jogadores já com peso na carreira (como Felipe Melo e Zé Roberto) para dar estrutura ao time titular e balancear com promessas (como Gabriel Jesus) e aposta de mercado (como Keno), tudo em grande quantidade.

Nos últimos anos, principalmente na última temporada, Anderson Barros só trouxe oportunidades de mercado e peças de reposição urgentes, porém ainda trabalhando com jogadores mais velhos.

Na virada para 2022, a diretoria já desligou atletas mais experientes e/ou com uma grande passagem pelo clube, como Felipe Melo, Luiz Adriano, Willian, Jailson e mais recentemente Deyverson. 

No lugar destas peças mais velhas, o Palmeiras não foi apenas atrás de peças conhecidas, mas sim de jogadores com potencial para evoluir, versáteis para se encaixar em mais de uma posição e também com um custo benefício bom para o clube.

No gol, Marcelo Lomba tem uma idade que foge um pouco da tendência da temporada (35 anos), entretanto, era uma necessidade que o Palmeiras tinha na posição e tinha que se adaptar aos nomes que o mercado oferecia. 

Murilo é um exemplo claro, e positivo até aqui, de 25 anos não tinha seu nome tão conhecido, pois estava no futebol russo, porém chegou e se adaptou muito rápido, sendo uma surpresa positiva e mostrando um bom futuro na zaga.

Jailson de 26 anos foi outro que demonstrou resultado quase imediato, sendo que este ainda teve uma questão física pois já estava afastado a muito tempo por lesão e, assim como Jorge, o Palmeiras se dispôs a oferecer as excelências do Departamento Médico para acelerar o retorno. 

Infelizmente, Jailson teve outra lesão que provavelmente o deixa fora de todo o restante da temporada.

Rafael Navarro é talvez um dos exemplos mais claros, jovem (22 anos), com grande potencial, passível de ter sua posição modelada caso necessário e que também teve um bom início de passagem, principalmente após marcar o tão necessário primeiro gol no clube. 

Atuesta (24 anos) e Merentiel (26 anos) marcam outra característica: destaques sul-americanos, já que ambos se destacaram em suas ligas e tem muito potencial ainda. Atuesta talvez esteja tendo uma demora para fazer a diferença em campo como fazia na MLS, já que o ritmo de jogo e qualidade dos times é bem diferente, porém quando entra, consegue manter o básico do sistema tático e não compromete em nenhuma oportunidade. 

Por fim, Merentiel terá algo que os outros não tiveram: um bom tempo para treinar na Academia de Futebol antes de estrear, já que só pode entrar em campo em julho, o mesmo deverá ocorrer caso o atacante José López tenha sua transferência concretizada. Aliás, o argentino se encaixa perfeitamente no perfil que Abel Ferreira deseja, jovem, uma revelação sul-americana e também é versátil, pois no Lanús já atuou como centroavante, no lado direito e também como segundo atacante, um pouco mais recuado.

A contratação de López ainda não foi concretizada, mas, segundo o Olé, da Argentina, fontes ligadas ao Lanús garantem que as negociações avançaram e o centroavante esta perto de fechar com o Palmeiras e entrar para lista de contratações do alviverde.

+ Com novidade, Palmeiras poderá ter seis estrangeiros entrando em campo pela primeira vez desde 2015

+ Palmeiras