FutebolVeja o retrospecto de Abel contra seus compatriotas desde que chegou ao...

Veja o retrospecto de Abel contra seus compatriotas desde que chegou ao Palmeiras

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Desde sua chegada ao Palmeiras, Abel Ferreira já enfrentou seis técnicos portugueses, o último enfrentou na última quinta-feira (09): Luís Castro, técnico do Botafogo. Abel levou a melhor, vencendo por 4 x 0. Treinadores portugueses se transformaram em tendência no Brasil nos últimos anos, já que dois deram sucesso, as diretorias dos clubes passaram a enxergar esse mercado como bom alvo de apostas.

Além de Luís, os portugueses que Abel já enfrentou são: Sá Pinto, Antônio Oliveira, Vitor Pereira, Paulo Sousa e Renato Paiva. O primeiro deles, Sá Pinto, Abel enfrentou em novembro de 2020 ao visitar o Vasco pelo Brasileirão e venceu por 1 x 0, gol de Luiz Adriano. Já Antonio Oliveira, enfrentou o Palmeiras em agosto do ano passado, ao jogar com o Athletico Paranaense pelo Brasileirão, e o técnico alviverde venceu por 2 x 1, gols de Rony e Luan. 

Contra Vítor Pereira, atual técnico do Corinthians, o treinador do Verdão já teve o prazer de enfrentar duas vezes, tendo duas vitórias: a primeira por 2 x 1 no Paulista, gols de Veiga e Danilo, já a segunda foi neste Brasileirão 2022, quando o Palmeiras goleou por 3 x 0, novamente, Veiga (2x) e Danilo marcaram os gols. Em seguida, contra o Flamengo de Paulos Sousa, Abel jogou neste Brasileirão, com empate de 0 x 0. 

Por fim, o último da lista é Renato Paiva, treinador do Independiente Del Valle, que o Palmeiras enfrentou na fase de grupos da Libertadores 2021, vencendo o primeiro jogo por 5 x 0 (gols de Rony, 2x, Patrick de Paula, Luiz Adriano e Danilo Barbosa) e o segundo por 1 x 0, fora de casa, com gol de Raphael Veiga. Resumindo, são oito jogos, sete seis vitórias, um empate, 18 gols marcados e dois sofridos. 

Além disso, vale lembrar que Abel Ferreira tem 43 anos e não tinha conquistado nenhum título como técnico até chegar ao Brasil e hoje já tem duas Libertadores, um Paulista, uma Copa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana. Em comparação aos outros, Sá Pinto, de 49 anos, já havia conquistado três títulos antes de vir ao Brasil, não conquistando nenhum aqui. 

Antônio Oliveira, de apenas 39 anos, também não havia conquistado nenhum título antes de vir para o país, porém conquistou uma Sul-Americana pelo Athletico Paranaense. Vítor Pereira, 53 anos, já conquistou 9 títulos como treinador, o último em 2018. Paulo Sousa, também mais experiente, de 51 anos, já conquistou seis títulos em sua carreira, porém nenhum pelo Flamengo até o momento.

Todos esses dados mostram que Abel tem superioridade sobre seus compatriotas e que seu sucesso não ocorre por ser português, assim como não significa que algum técnico será melhor ou pior só por ser de outra nacionalidade.

Após vencer o Botafogo de Luís Castro, o Palmeiras chegou a 19 pontos e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. A equipe de Abel Ferreira se prepara agora para enfrentar o Coritiba fora de casa, no domingo (12), às 18h.

+ Opinião: Será que o Rafael Navarro merece as críticas que recebe no Palmeiras?

+ Palmeiras