Endrick, considerado a principal joia das categorias de base do Palmeiras, assinou seu primeiro contrato profissional com o clube, mas ainda não fez sua estreia no time de Abel Ferreira. Apesar de aparecer por diversas vezes no treinamento do time principal, o atacante continua entrando em campo pela equipe Sub-20 do clube.

Endrick esteve entre os titulares na partida entre Palmeiras e Vasco, pelo Brasileirão Sub-20, nesta quinta-feira (18). Foi a primeira vez que o atleta entrou em campo após se recuperar de uma lesão no tornozelo. Enquanto não estreia pelo profissional, o atacante continua entrando em campo com o time Sub-20, com o intuito de não perder ritmo de jogo.

O Palmeiras e o técnico Abel Ferreira adotam postura de cautela quando se trata de promover atletas da base para o profissional e não tem sido diferente com Endrick. Segundo informações do GE, Abel Ferreira vem fazendo um trabalho psicológico com o atacante, assim como fez com outros jovens do elenco, como Gabriel Menino, Vanderlan, Patrick de Paula e Gabriel Veron.

A pergunta que o torcedor palmeirense mais faz nos últimos dias é sobre quando Endrick entra em campo pela equipe de Abel, porém, o técnico evita estipular qualquer prazo. Ressaltando, principalmente, que além de estar em período de transição entre uma equipe e outra, Endrick está recuperando seu ritmo de jogo após certo período parado, em tratamento da lesão no tornozelo.

No dia em que Endrick assinou seu contrato profissional com o Palmeiras, Abel Ferreira foi indagado sobre quando o atacante iria ser utilizado por ele.

“O Endrick tem arrebentado no sub-17, sub-20 e vamos ver o que ele fará contra Gómez, Luan, Murilo. Quando vamos subindo, o opositor também sobe. Se ele chegar aqui no principal e fizer o que faz no sub-17 e sub-20, vai jogar, como jogam os outros. Eles têm de fazer a diferença. Se tiver dificuldade, vamos dar tempo necessário, como fazemos com todos. Vai depender dele”.

Além da preparação e cautela que a comissão técnica adota, é importante ressaltar que o Palmeiras vive um momento importante na temporada, com jogos decisivos na semifinal da Libertadores e confrontos diretos pela liderança no Brasileirão. Este momento não é favorável para a estreia de Endrcik, apesar de estar inscrito nas duas competições. São jogos de carga emocional elevada e de muita responsabilidade, o que pode atrapalhar na atuação do jovem.

Endrick conta ainda com forte concorrência no ataque palmeirense. Hoje, além de Rony, titular absoluto na posição de centroavante, o Palmeiras conta com López, Merentiel, Rafael Navarro e Breno Lopes.

Com apenas 16 anos, Endrick tem títulos em todas as categorias da base do Palmeiras e deve seguir atuando pela equipe Sub-20 durante o restante da temporada, que briga pelos títulos paulista e brasileiro, e continuar figurando nos treinos do time principal.

+ Confronto contra Flamengo é ainda mais importante para Raphael Veiga no Palmeiras

+ Com Endrick em campo, Palmeiras se classifica para a semifinal do Brasileirão Sub-20