FutebolA importância das semanas livres para manter a competitividade do Palmeiras

A importância das semanas livres para manter a competitividade do Palmeiras

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

O Palmeiras entrou na sua segunda semana livre para treinos, sem jogos, aumentando o período de recuperação dos atletas e tempo para a comissão técnica trabalhar com o elenco. As vésperas de jogos decisivos na Libertadores e confrontos diretos pelo Brasileirão, as semanas livres tem importância maior do que podemos imaginar.

Atualmente, o Palmeiras tem apenas um jogador no Departamento Médico, o volante Jailson, que se recupera de uma cirurgia no joelho e, provavelmente, voltará a atuar somente na próxima temporada. Este cenário é muito diferente do que vimos há cerca de um mês, quando vários jogadores se lesionaram e ficaram afastados dos gramados, devido ao grande número de partidas.

Se olharmos para o começo do ano, o Palmeiras entrou com força máxima na maioria dos jogos da temporada, que, inclusive, começou mais cedo devido ao Mundial de Clubes. Até aqui, o Alviverde já entrou em campo para 62 jogos em 2022, com 42 vitórias, 15 empates e apenas cinco derrotas, sendo o time brasileiro que mais jogou no ano. Vendo a intensidade da temporada para o Palmeiras, notamos a importância dessas ‘semanas de fôlego’ às vésperas de jogos importantes.

A importância vai além do descanso, recuperação física dos atletas e treinos. O técnico Abel Ferreira considera essas semanas importantes para aliviar psicologicamente os jogadores, diminuindo a pressão da sequência de partidas e busca por resultados.

Após a partida contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, Abel Ferreira falou sobre a importância deste período sem jogos.

“Primeiro é recuperar os nossos atletas. Essas duas semanas são boas para isso para dar um equilíbrio, recuperar os atletas e deixá-los com bons índices físicos. Isso é muito bom, o trabalho que fazemos no CT é importante, temos grandes profissionais e estrutura que nos ajudam muito a ter os jogadores no limite do seu rendimento”.

Para o auto rendimento do elenco, o Palmeiras conta com 22 profissionais no Núcleo de Saúde de Performance, no Centro de Treinamento do clube, englobando profissionais de diversas áreas da saúde, como médicos, fisiologistas, nutricionistas, preparadores físicos, fisioterapeutas e psicóloga. A sintonia do trabalho entre comissão técnica e os profissionais do Núcleo de Saúde possibilitaram que o Palmeiras chegasse à esse momento importante da temporada com praticamente todos os jogadores à disposição e em excelente forma física, à exceção de Jaislon. Agora, as semanas livres possibilitam melhor recuperação destes atletas, prevenindo novos casos de lesões.

Elenco e comissão técnica começaram a semana livre com folga, na segunda-feira (22), após o jogo diante do Flamengo. O Palmeiras se reapresentou na terça-feira e já deu início à preparação para encarar o Fluminense, vice líder do Brasileirão, neste sábado. Até lá, Abel Ferreira terá quatro dias livres para treinar e preparar o elenco para mais um confronto direto no Campeonato Brasileiro.

Palmeiras e Fluminense se encontram no estádio do Maracanã no sábado (27) às 19h (horário de Brasília). O Alviverde lidera o Brasileirão com 49 pontos, seguido pelo Fluminense na vice-liderança com 41 pontos.

+ Campanha atual do Palmeiras é histórica na era dos pontos corridos

+ Sampaoli relembra negociação com Palmeiras e revela verdadeiro motivo para recusar proposta do clube

+ Palmeiras