GeralDe Palestra a Palmeiras: 108 anos de glórias, lutas e títulos

De Palestra a Palmeiras: 108 anos de glórias, lutas e títulos

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

A história da Sociedade Esportiva Palmeiras nasce em 1914, quando imigrantes italianos na cidade de São Paulo realizaram o sonho de fundar um clube de futebol. Mal sabiam eles que ali, naquele 26 de agosto de 1914, no antigo Salão Alhambra, nascia o Maior Campeão Nacional, um clube que teve que mudar de nome, mas manteve sua essência de ser campeão.

Da arrancada heroica, em 1942, o Palestra morria líder e nascia o Palmeiras campeão, obrigado a mudar de nome devido à Segunda Guerra Mundial, ao primeiro Campeão do Mundo, em 1951, o Verdão pintou seu nome na história do país e do mundo. Em 51, o mundo foi alviverde. Além de devolver a confiança ao torcedor brasileiro abalado pela derrota na final da Copa do Mundo de 1950, o título mundial completou uma sequência de cinco conquistas importantes em um período de um ano, as chamadas Cinco Coroas: Taça Cidade de São Paulo de 1950, Campeonato Paulista de 1950, Torneio Rio-São Paulo de 1951, Taça Cidade de São Paulo de 1951 e Taça Rio de 1951.

Da Primeira Academia, com Dudu e Ademir da Guia, nos anos 60, à Segunda Academia, nos anos 70, o Palmeiras dava aula de futebol aos rivais e colecionava títulos pelo país.

Acostumado às grandes glórias das Academias nos anos 60 e 70, o palmeirense viu a década de 80 passar sem conquistas, mas os anos 90 chegaram com novos ares e com a parceria com a Parmalat. O Alviverde voltou a conquistar títulos, vencendo o histórico Campeonato Paulista de 1993 goleando o Corinthians por 4×0 na segunda partida da final. Ali chegava ao fim um jejum de 16 anos sem títulos. O ano de 1999 também foi especial e culminou na conquista da primeira Copa Libertadores do Palmeiras, feito considerado um dos maiores da história do clube.

Os anos 2000 chegaram com novos desafios ao Palmeiras. O fim da Era Parmalat obrigou o Alviverde a superar mais um árduo período de reconstrução. Em 2002, o clube viveu um dos momentos mais difíceis de sua trajetória, ao ser rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, utilizando os talentos da categoria de base, a equipe realizou uma ótima campanha no retorno à elite do futebol brasileiro.

O ano de 2012 foi emblemático na história do clube. O Palmeiras voltou a conquistar títulos, sendo campeão da Copa do Brasil. Contudo, o Alviverde conheceu o seu segundo rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, disputando o torneio em 2013 e retornando à elite em 2014, ano da inauguração do Allianz Parque.

O Palmeiras passou então por um processo de renovação dentro e fora dos gramados que começou a mostrar resultado em 2015, com a conquista de mais uma Copa do Brasil. Ali, a história começava a mudar. Houve o acerto com a Crefisa como patrocinador máster do clube, novas caras chegaram à Academia de Futebol e consolidaram a reformulação no futebol palmeirense.

Em 2016, o Palmeiras encerrou o jejum de 22 anos sem conquistar o Campeonato Brasileiro, conquista que se repetiu em 2018.

Em 2020 uma nova e emocionante história começou a ser escrita. Com Luxemburgo no comando, o Palmeiras conquistou o Campeonato Paulista e, em novembro daquele ano, um técnico português cruzou o Atlântico para comandar o Palmeiras: Abel Ferreira. Ele não sabia, mas em pouco tempo entraria para a história do clube.

+ Dia 27/08 estreia o novo programa Arquibancada Alviverde

Abel assumiu o time às vésperas dos mata-matas da Libertadores e conduziu o Palmeiras aos títulos da Libertadores de 2020, diante do Santos, no Maracanã, e da Copa do Brasil, fechando a conquista da tríplice coroa daquele ano. E tudo estava apenas começando…

Em 2021, Abel Ferreira e seu elenco conquistaram mais uma Libertadores, levando o Palmeiras ao tricampeonato da América. A temporada de 2022 ainda esta na metade, mas o técnico que caiu na graça dos palmeirenses e de todo elenco, renovou seu contrato, foi vice-campeão do mundo, conquistou o Campeonato Paulista, a Recopa, lidera o Campeonato Brasileiro e disputa a semifinal da Libertadores.

No gramado, o Palmeiras sempre lutou, mesmo quando as vitórias não vieram. No gramado, o Palmeiras, que já foi Palestra, mostrou para o país e para o mundo que sabe sempre levar de vencida e mostrar que, de fato, é campeão!

Avanti, Palestra! Scoppia che la vittoria è nostra! Feliz 108 anos, Sociedade Esportiva Palmeiras!

+ ‘Verde é tudo’; Palmeiras apresenta nova camisa, veja fotos

+ Palmeiras divulga informações sobre venda de ingressos para jogo de ida contra o Athletico-PR pela Libertadores

+ Palmeiras