GeralClubeHá 80 anos o Palestra Italia se tornava Palmeiras

Há 80 anos o Palestra Italia se tornava Palmeiras

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Nesta quarta-feira (14), o Palmeiras celebra um momento histórico do clube. No dia 14 de setembro de 1942, há 80 anos, devido à 2ª Guerra Mundial, o clube mudava seu nome de Palestra para Palmeiras. Naquele dia, foi lavrado oficialmente a ata que sacramentava a mudança e instaurava o nome utilizado até os dias de hoje pelo clube.

A mudança de nome se deu devido ao lado que o Brasil optou por integrar durante a guerra. De um lado estavam os Aliados formados por Estados Unidos, Inglaterra, França e, posteriormente, União Soviética. Do outro, Alemanha, Itália e Japão integravam o Eixo. O Brasil optou por se aliar ao primeiro grupo.

Com isso, o Palestra Itália passou a sofrer perseguições, devido à suas origens italianas, depois que o governo de Getúlio Vargas decretou que representações dos países que formavam o Eixo fossem vedadas em território nacional.

Com a decisão, o clube foi obrigado a mudar de nome. Inicialmente, foi retirado apenas a palavra Itália, passando a se chamar Palestra de São Paulo e retirando o vermelho das cores oficiais, adotando apenas o branco e o verde. Mas as mudanças não foram suficientes e o governo pressionava justificando de que a palavra Palestra remetia à Itália. Com isso, os dirigentes se reuniram mais uma vez para, então, mudarem o nome do clube em definitivo.

Foi assim que em 14 de setembro de 1942, foi oficializado o nome de Sociedade Esportiva Palmeiras. O nome foi sugerido por Mário Minervino e remetia à grande quantidade de palmeiras que existia nas dependências do clube. Além disso o nome fazia uma homenagem à Associação Atlética das Palmeiras, agremiação extinta que mantinha boas relações com o clube palestrino.

A mudança de nome aconteceu nas vésperas de uma decisão do Campeonato Paulista, diante do São Paulo, quando o Alviverde venceu 3×1 e se sagrou campeão. O episódio ficou conhecido como “Arrancada Heroica”, quando morria o líder Palestra e nascia o campeão Palmeiras.

Para celebrar a data, o Palmeiras realizou ações em suas redes sociais, trocando a foto de perfil pelos escudos do Palestra Itália e Palestra de São Paulo. O atual escudo do clube voltou a ser utilizado nesta quarta-feira (14).

+ Palmeiras tem dilema com volante: “E agora?”

+ Palmeiras faz mudança nas suas redes sociais

+ Palmeiras