Em novembro de 2018, o Palmeiras anunciou a contratação do meio-campista Zé Rafael, de 29 anos. Sem dúvida, foi uma contratação comemorada pelos torcedores, já que o atleta havia tido um grande desempenho com a camisa do Bahia.

No entanto, o jogador demorou para engrenar no Verdão. 2019 foi um ano ruim para o Palmeiras e para sua torcida, visto que a equipe não ganhou nenhum título e sofreu derrotas impactantes para o Flamengo, time que divide o posto de melhor times do futebol brasileiro na atualidade.

Por conta disto, Zé também não conseguiu atuar bem. Naquela época, o jogador ainda não era um segundo volante como hoje, mas sim um atleta que atuava nas pontas do campo. Ou seja, sua função era a mesma que o craque e ídolo Dudu. Mas não funcionou.

Lembro-me de que Zé Rafael era criticado por fazer péssimas atuações naquela temporada. Porém, nada deu certo naquele time que teve Felipão e depois Mano Menezes no comando da equipe. Aliás, foi uma das coisas mais estranhas ver um técnico identificado com o maior rival no comandado do nosso clube.

O jogador Zé Rafael, da SE Palmeiras, durante partida contra o Juventude, pela Série A do Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque. (Foto: César Greco)

2020 trouxe mudanças no clube e na vida do jogador. Vanderlei Luxemburgo assumiu o comando do Palmeiras e foi campeão Paulista. O “Pofexo” alterou a posição do jogador, deslocando- o para segundo volante, posição atual. Foi a partir daí que tudo mudou.

Com Abel Ferreira as coisas melhoraram cada vez mais. Apelidado de “trem”, Zé Rafael faz uma histórica dupla com Danilo, cria da Academia. Não é absurdo dizer que essa parceria vem sendo uma das mais vitoriosas da nossa história e de muita qualidade.

Confira os números de Zé Rafael no Palmeiras

2022: 53 jogos, 7 gols e 4 assistências
2021: 50 jogos, 3 gols e 3 assistências
2020: 64 jogos, 5 gols e 7 assistências
2019: 39 jogos, 7 gols e 5 assistências

O total são 206 jogos, 121 vitórias, 48 empates e 37 derrotas. Além disso, são 22 gols e 19 assistências concedidas para seus companheiros de equipe. Pode-se observar que, apesar de números parecidos com 2019, Zé está tendo um rendimento melhor se comparado àquela temporada fraca do time.

Enfim, tudo isso só mostra a importância do atleta na história da Sociedade Esportiva Palmeiras. Não sabemos se veremos a dupla de volantes em 2023, já que Danilo vem recebendo constantes sondagens de clubes europeus, mas tenho certeza de que Zé deverá seguir com grande aproveitamento no time.

+ Murilo “ganha” um gol pelo Palmeiras

+ Contra o Santos, Palmeiras pode quebrar tabu que dura mais de 55 anos