GeralDia do Palmeiras! 80 anos da Arrancada Heroica; entenda mais sobre a...

Dia do Palmeiras! 80 anos da Arrancada Heroica; entenda mais sobre a data

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

O Palmeiras comemora nesta terça-feira, 20 de setembro, os 80 anos da Arrancada Heroica, um dos períodos mais marcantes de sua história. O dia é celebrado como ‘Dia do Palmeiras’ e faz menção ao 20 de setembro de 1942, quando o Alviverde entrou em campo pela primeira vez com seu novo nome, deixando de ser Palestra Itália.

A mudança de Palestra a Palmeiras se deu devido à Segunda Guerra Mundial, quando a Itália era adversária do Brasil e todas as coisas que fizessem menção a ela (e aos demais países aliados que formavam o Eixo) foram proibidos em território nacional. Inicialmente, foi retirado apenas a palavra Itália, passando a se chamar Palestra de São Paulo e retirando o vermelho das cores oficiais, adotando apenas o branco e o verde. Mas as mudanças não foram suficientes e o governo pressionava justificando de que a palavra Palestra remetia à Itália. Com isso, os dirigentes se reuniram mais uma vez para, então, mudarem o nome do clube em definitivo.

A primeira vez que o clube entrou em campo com o novo nome foi na decisão do Campeonato Paulista de 1942, contra o São Paulo. No dia da partida, cerca de 70 mil torcedores compareceram ao Estádio do Pacaembu para acompanhar a grande decisão. Devido ao antigo nome, os palmeirenses já esperavam serem recebidos com hostilidade e, então, liderados por Adalberto Mendes, capitão do exército ligado ao clube, os jogadores subiram ao gramado carregando uma bandeira do Brasil.

Fotografia original da Arrancada Heroica preservada por familiares de Cláudio Christovam de Pinho, ex-atacante da SE Palmeiras. (Foto: Reprodução/Palmeiras)

Naquele dia, o Palmeiras vencia o rival por 3×1, quando o árbitro da partida, Jaime Janeiro Rodrigues, marcou pênalti de Virgílio sobre Og Moreira e expulsou o atleta tricolor. Os atletas do São Paulo se revoltaram com a marcação do pênalti e a advertência à Virgílio e abandonaram a partida.

Dessa forma, o Alviverde venceu por 3×1, com gols de Cláudio, Del Nero e Echevarrieta, e se sagrou campeão. O episódio ficou conhecido como Arrancada Heroica, quando o Palestra morreu líder e o Palmeiras nasceu campeão.

Na época, o defensor palmeirense Begliomini deu a declaração que entrou para a história do clube.

Estou satisfeito, porque deixei de integrar um Palestra invicto para vestir a camiseta de um Palmeiras campeão”.

Hoje, o Palmeiras celebra a data, que entrou oficialmente no calendário do clube como ‘Dia do Palmeiras’. Para celebrar os 80 anos de Arrancada Heroica, o clube lançará uma camisa exclusiva para Sócios Avanti.

+ Abel Ferreira fala sobre a possibilidade de deixar o Palmeiras

+ Por que Danilo caiu de rendimento no Palmeiras? Abel Ferreira revelou motivo

+ Palmeiras