GeralAbel Ferreira no Palmeiras: história vitoriosa se iniciou há dois anos

Abel Ferreira no Palmeiras: história vitoriosa se iniciou há dois anos

Dois anos de Abel Ferreira no Palmeiras.

O dia 30 de outubro de 2020 é uma data que jamais será esquecida pelos torcedores do Palmeiras de todas as gerações, principalmente os mais jovens. Um dia em que um português desconhecido chamado Abel Ferreira deixou de lado sua família em Portugal e veio se aventurar em solo brasileiro.

Uma contratação que veio em um momento muito difícil naquela época. O primeiro fator que dificultava a empolgação como o novo trabalho foi a pandemia da Covid-19. Abel chegou ao Brasil em um momento onde o número de casos e mortes batiam recordes, fazendo o país ser um dos que mais sofriam com um vírus novo e desconhecido pela população mundial.

Vale lembrar que ainda não havia vacina naquele contexto, ou seja, um cenário no qual o português e os jogadores corriam risco. Mesmo assim, a aposta foi feita pela diretoria palestrina, e Abel se mostrou firme com seu primeiro grande trabalho da carreira.

O cenário também não era ideal porque o Palmeiras vivia um momento conturbado. Vanderlei Luxemburgo havia sido demitido após a equipe perder por 3 x 1 para o Coritiba, no Allianz Parque, pelo Brasileirão. Incertezas tomavam conta dos torcedores e dos veículos de comunicação.

Mesmo com tantas dificuldades, o Verdão conquistou a Copa do Brasil e a Libertadores (encerrada na temporada 2021). Nem aquele calendário brasileiro apertado atrapalhou os objetivos que a equipe tinha. Abel não prometeu títulos, mas conquistou.

De um futebol retranqueiro no início, Abel Ferreira foi ganhando cada vez mais respeito no futebol. Com tantas finais disputadas, o Maior Campeão Nacional mostrou que seu protagonismo aumentaria ainda mais em relação ao período antes de 2020.

Com temperamento forte e muito perseguido, o professor mostrou em tão pouco tempo uma grande identificação com os torcedores e com o clube. Sonhado há muito tempo, o tão desejado título da Libertadores veio. Aliás, vieram duas (consecutivas).

Até aqui, são 176 jogos disputados, 102 vitórias, 41 empates e 33 derrotas. Esses dados englobam também partidas comandadas pelos auxiliares de Abel. Vitor Castanheira e João Martins também têm uma grande contribuição neste trabalho histórico.

Sobre os títulos, Abel leva consigo duas Libertadores (2020 e 2021), Copa do Brasil (2020), Campeonato Paulista (2022) e Recopa Sul-Americana (2022). Além disso, o time está com a conquista do Brasileirão desta temporada encaminhado.

Ou seja, falar desse treinador é um motivo de muita satisfação para todos, especialmente para mim e os torcedores mais jovens. Afinal, é o momento mais vencedor que estamos presenciando nos últimos anos. Que Abel consiga trazer o hendeca do Campeonato Brasileiro e outros títulos na próxima temporada. Avanti, Palestra.

+ Palmeiras entra para a lista de clubes que conquistaram a América no Masculino e Feminino

+ Elenco do Palmeiras parabeniza palestrinas campeãs da Libertadores; Veja as mensagens

+ Palmeiras