FutebolEspecial: Weverton é o 20º jogador do Palmeiras a representar o Brasil...

Especial: Weverton é o 20º jogador do Palmeiras a representar o Brasil em Copas do Mundo

A Seleção Brasileira nunca foi Campeã da Copa do Mundo sem atletas do Palmeiras em seu elenco.

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Antes de tudo, vale lembrar que nunca o Brasil foi campeão da Copa do Mundo sem ter um jogador do Palmeiras entre os convocados. Após 20 anos da convocação de São Marcos para vencer o pentacampeonato em 2002, Weverton representa o retorno do Verdão à Seleção Brasileira em Copas.

O paredão alviverde é o 20º jogador palmeirense a ser convocado a vestir a Amarelinha em uma Copa do Mundo. A lista começa em 1938, com Luizinho Mesquita, atacante, quando o Brasil ficou em 3º no torneio. O Palmeiras voltou a ter um convocado em 1950: Jair Rosa Pinto, do esquadrão do Mundial de 1951. O atacante havia sido artilheiro da última Copa América em 1949, a qual o Brasil ganhou, e marcou dois gols na Copa.

Na edição seguinte, em 54, Humberto Tozzi e Rodrigues Tatu foram convocados, ambos atacantes, revezando a titularidade na linha de frente do Brasil. Em 1958, a Seleção levou sua primeira Copa e no elenco campeão estava Mazzola, o atacante fez história também no futebol italiano posteriormente, vencendo uma Liga dos Campeões. Pelo Verdão, Mazzola possui 90 gols em 126 jogos, segundo o site oficial do clube.

Na Copa seguinte, em 1962, ano do bicampeonato brasileiro, Djalma Santos, Vavá e Zequinha representaram o Palmeiras. Destes, apenas Zequinha (meia) não foi titular e Vavá marcou quatro gols, dividindo a artilharia com Garrincha.

Em 66, o defensor Djalma Santos voltou à seleção. Vale lembrar que o ídolo alviverde tem 502 partidas pelo Palestra. Além disso, esteve presente na primeira Seleção do Ano da Fifa em 63, sendo o único brasileiro presente, além de ter ganho o Troféu Belfort Duarte por nunca ter sido expulso em campo.

Em 1970, ano do Tri, Leão e Baldochi representaram o Verdão na Seleção, mas ambos foram reservas. Já na época das Academias, 1974 foi o ano com mais palmeirenses convocados para Copa, com seis atletas: Leão, Ademir da Guia, Alfredo Mostarda, Leivinha, Luís Pereira e César Maluco. Em 1978, Leão foi convocado novamente, junto a Jorge Mendonça, atacante.

Em 1986, novamente Leão foi convocado jogando pelo Palmeiras, pela quarta vez, mas assim como em 70, acabou não jogando, tendo assim 14 jogos em Copas e 80 totais pela Seleção. Pelo Alviverde, Leão possui 621 jogos, venceu três Paulistas e três Campeonatos Brasileiros.

Por fim, desde então o Brasil só teve palmeirenses convocados em duas oportunidades, justamente os anos do tetra e do penta. Em 94, Zinho e Mazinho foram convocados e participaram ativamente do torneio, porém sem participações em gols. Em 2002, Marcos foi titular e se tornou ídolo nacional ao ser essencial para o último título do Brasil no torneio mundial.

Resumo do Palmeirenses convocados para Copa do Mundo:

2022: Weverton

2002: Marcos (Penta)

1994: Zinho e Mazinho (Tetra)

1986: Leão

1978: Leão e Jorge Mendonça

1974: Leão, Luís Pereira, Alfredo Mostarda, Leivinha, Ademir da Guia e César Maluco

1970: Leão e Baldochi (Tri)

1966: Djalma Santos

1962: Djalma Santos, Vavá e Zequinha (Bi)

1958: Mazzola (1° título)

1954: Humberto Tozzi e Rodrigues Tatu

1950: Jair Rosa Pinto

1938: Luizinho Mesquita

Assim como o Palmeiras, o São Paulo teve jogadores convocados em todos as edições que o Brasil foi campeão, contudo o Verdão pode se isolar neste quesito caso a Seleção seja Hexa este ano, já que nenhum jogador Tricolor foi chamado.

LEIA MAIS > Dois clubes disputam jogador do Palmeiras

LEIA MAIS > Palmeiras: jogador fará sua ‘despedida’ diante do América-MG

Seja um apoiador do Palmeiras Online

Siga o Palmeiras Online no Twitter

Siga o Palmeiras Online no Facebook

Siga o Palmeiras Online no Instagram

Inscreva-se no canal do Palmeiras Online no Youtube

Ouça o podcast Palmeiras Online

Participe do canal Palmeiras Online no Telegram

+ Palmeiras