FutebolCategorias de BasePalmeiras: Final do Brasileirão Sub-17 tem erro grave de arbitragem

Palmeiras: Final do Brasileirão Sub-17 tem erro grave de arbitragem

Palmeiras e Grêmio se enfrentaram nesta quinta-feira (17), em Porto Alegre, pela final do Brasileirão Sub-17. O Verdão saiu atrás no placar, mas conseguiu a virada, venceu a equipe gaúcha por 2×1 e conquistou o título de forma inédita, o terceiro da categoria Sub-17 nesta ano, que já havia conquistado o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil.

O Grêmio abriu o placar, já no segundo tempo. Porém, de acordo com a comentarista de arbitragem Renata Ruel, o gol foi irregular pela regra do jogo. Renata explicou, através de sua coluna na ESPN, que o gol foi irregular pois foi marcado após bola ao chão, com o toque de apenas um jogador, quando a regra diz que dois ou mais jogadores devem tocar na bola nesse caso.

“Após um bola ao chão, o jogador número 11 do Grêmio, Jeferson Forneck, domina, finta um adversário e bate direto para o gol de fora da área, o que seria até um golaço se a regra permitisse. Entretanto, a regra diz que não se pode marcar um gol direto de um bola ao chão sem que pelo menos dois jogadores tenha tocado na bola, isto é, o jogador que receber a bola, se marcar um gol sem que esta tenha tocado pelo menos em outro jogador, o gol será invalidado e um tiro de meta será assinalado, se a bola entrou no gol adversário, e um tiro de canto se entrar na própria meta. Se a bola tocasse no goleiro, então o segundo toque ocorreria e o gol seria válido, mas esse toque não ocorreu”, explicou Renata.

O árbitro que comandou a partida foi Jeferson Ferreira de Moraes, que apitou nove jogos da Série A do Campeonato Brasileiro em 2022. O assistente 1, Leone Carvalho Rocha, foi quem correu em direção ao meio-campo confirmando o gol, e também marcou presença em jogos da Série A do Brasileirão nesta temporada, atuando em três partidas.

LEIA MAIS > Palmeiras vence o Grêmio de virada e é campeão do Brasileirão Sub-17

Veja a regra do jogo trazida por Renata Ruel

“Regra 8: O Início e o Reinício do Jogo:

Se em um bola ao chão a bola entrar na meta sem tocar em pelo menos dois jogadores, o

jogo será reiniciado com:

• um tiro de meta se entrar na meta do adversário ou

• um tiro de canto se entrar na meta da equipe que reiniciou o jogo.

LEIA MAIS > Wesley fica no Palmeiras? Atacante iguala participações em gols de 2021, mas perde espaço na equipe

+ Palmeiras