Futebol“Gol que Pelé não fez”: pintura de Diego Souza pelo Palmeiras completa...

“Gol que Pelé não fez”: pintura de Diego Souza pelo Palmeiras completa 13 anos, relembre a partida histórica

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

No dia 29 de novembro de 2009, o Palmeiras bateu o Atlético Mineiro, por 3 x 1, pelo Brasileirão daquele ano. Os gols foram marcados por Cleiton Xavier, Vagner Love e Diego Souza, que marcou um gol incrível de cobertura do meio de campo e fez o antigo Parque Antártica vibrar.

O clima no Palmeiras vinha mal até aquela partida, com quatro jogos sem vitória, racha no elenco que terminou com a dispensa de Obina e Maurício, além de emboscadas de torcedores para cercar o ônibus do Verdão.

LEIA MAIS > Palmeiras: Barcelona fora da briga por Endrick? Jornal fala sobre situação do clube

No começo daquela rodada, o líder era o São Paulo, com 62 pontos, e o Palmeiras era o 4º colocado, com 59, três pontos a mais que o Galo, que era o 5º; a tabela estava completamente embolada ainda. Com toda essa pressão, o Palestra de Muricy Ramalho foi a campo pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro com a seguinte formação: Marcos; Figueroa, Maurício Ramos, Danilo e Wendel; Edmílson, Sandro Silva, Sacconi e Cleiton Xavier; Diego Souza e Vagner Love.

O jogo começou elétrico, com CX10 marcando logo nos primeiros instantes e Diego Tardelli empatando aos 12’. Mas passados apenas 4’, Diego Souza colocou o Palmeiras na frente de novo: em bola longa para Vagner Love, o goleiro dividiu e tirou de carrinho, a bola foi flutuando até estar próxima ao círculo central, onde o camisa 7 do Verdão chutou de cobertura dali mesmo no meio da rua e a bola morreu dentro do gol atleticano.

Ainda aos 45′, Love (que estava sob vaias da torcida) ampliou para 3 x 1. A etapa final foi de puras tentativas do time mineiro buscando o empate, mas o Verdão soube segurar bem a pressão. Com o fim daquela rodada e a combinação de resultados, o Flamengo se tornou líder com 64 pontos e o Palmeiras vinha em terceiro, com 62.

Naquela edição do Brasileirão, o Alviverde perdeu para o Botafogo na última rodada e não ficou com o título. Diego Souza jogou 142 jogos e marcou 38 gols no Palmeiras entre 2008 e 2010, sendo campeão do Paulista de 2008.

Anos depois, já na Era Crefisa, Robinho marcou um gol parecido contra o São Paulo, com Rogério Ceni no gol.

LEIA MAIS > Jorge fica no Palmeiras? Diretoria não descarta saída, mas há um empecilho

+ Palmeiras