FutebolRetrospectiva 2022: Relembre os fatos mais marcantes do Palmeiras no ano

Retrospectiva 2022: Relembre os fatos mais marcantes do Palmeiras no ano

O ano de 2022 foi intenso para o Palmeiras. Em meio a contratações, despedidas e erros absurdos de arbitragem, o Verdão conquistou os títulos do Campeonato Paulista, da Recopa Sul-Americana e do Campeonato Brasileiro. Além dos títulos inéditos da Copinha, nas categorias de base, e da Libertadores Feminina.

Ao fim de mais uma temporada, chegou a hora de olhar para trás e relembrar todos os momentos marcantes do Palmeiras neste ano. De janeiro a dezembro, o Palmeiras Online te leva agora para uma viagem ao longo do 2022 alviverde.

LEIA MAIS > Com possível saída de Merentiel, Navarro deve ficar no Palmeiras? Veja cenário

Janeiro

O ano de 2022 já começou intenso para o Palmeiras. Devido à disputa do Mundial de Clubes, o time iniciou a pré-temporada mais cedo e se reapresentou na Academia de Futebol no dia 5 de janeiro.

A estreia no Campeonato Paulista aconteceu no dia 23, com uma vitória diante do Novo Horizontino. Na sequência, o Palmeiras goleou a Ponte Preta e empatou com o São Bernardo.

Nas categorias de base, o Palmeiras conquistou o título inédito da Copa São Paulo de Futebol Junior, a Copinha. Com uma campanha irretocável, as Crias da Academia venceram o Santos por 4×0, no Allianz Parque, e garantiram o título. A campanha vitoriosa deu destaque ao jovem Endrick, com 15 anos na época, considerado atualmente como uma das maiores revelações do futebol mundial.

Contratações

Com a janela de transferências aberta, o Palmeiras anunciou a contratação de Jailson e Murilo em janeiro.

Fevereiro

Fevereiro chegou com a ansiedade a mil, o momento de entrar em campo pelo Mundial de Clubes se aproximava. Com festa da torcida, o Palmeiras embarcou para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, no dia 2 de fevereiro e fez sua estreia no torneio no dia 8, contra o Al Ahly, clube do Egito.

O Palmeiras eliminou o Al Ahly após vencer por 2×0, garantindo a vaga na grande final. O adversário seria o Chelsea, que passou pelo Al Hilal, da Arábia Saudita.

No dia 12, a equipe de Abel Ferreira entrou em campo em busca do bicampeonato do Mundial contra o Chelsea. Fazendo um bom jogo, o Palmeiras saiu atrás no placar, mas buscou o empate com Raphael Veiga, de pênalti, e acabou sendo superado já nas prorrogações, também por um gol de pênalti, que deu vitória ao Chelsea por 2×1.

Mas não havia tempo para lamentar. De volta ao Brasil, o Palmeiras voltou suas atenções para o Campeonato Paulista e para a Recopa Sul-Americana, com jogo de ida acontecendo no dia 23, contra o Athlético-PR. O primeiro jogo da decisão aconteceu em Curitiba e terminou empatado em 2×2.

Março

O mês de março chegou trazendo o título da Recopa Sul-Americana. No dia 2, o Palmeiras venceu com tranquilidade o Athletico-PR, por 2×0, no Allianz Parque, e levantou a taça.

No Paulistão, o Alviverde disputou três clássicos seguidos, devido alterações no calendário para a disputa do Mundial, e venceu todos anotando 1×0 no São Paulo, 1×0 no Santos e 2×1 no Corinthians.

Na fase eliminatória, o Palmeiras eliminou o Ituano nas quartas de final e passou pelo Red Bull Bragantino na semifinal, garantindo a vaga na final pelo terceiro ano consecutivo.

Na final, o Palmeiras encarou o São Paulo e perdeu o primeiro jogo por 3×1, no Morumbi, no dia 30. Apesar das provocações da torcida e de jogadores adversários, a decisão não estava definida e os times voltariam a se encontrar no Allianz Parque.

Abril

Quatro dias após ser derrotado no Morumbi, o Palmeiras recebeu o São Paulo no Allianz Parque, para o jogo de volta da final do Campeonato Paulista. Precisando de uma vitória por três gols de diferença, o Verdão goleou o Tricolor por 4×0 e conquistou o título do Paulistão, o segundo da temporada.

No dia 6, o Palmeiras fez sua estreia na Libertadores, goleando o Deportivo Táchira também por 4×0. Três dias depois, foi a vez do pontapé inicial no Brasileirão, mas dessa vez, com uma derrota para o Ceará, por 3×2.

Abril ainda reservou a estreia do Verdão na Copa do Brasil, vencendo o Juazeirense por 2×1, no dia 30.

Maio

Em Maio, o Palmeiras fechou a fase de grupos da Libertadores, com a melhor campanha da história do torneio. Por sorteio, foi definido o adversário das oitavas de final, o Cerro Porteño.

Na Copa do Brasil, o Verdão venceu o jogo de volta contra o Juazeirense por 2×1 e garantiu a vaga nas oitavas de final da competição.

Fora das quatro linhas, o Palmeiras anunciou o acordo para a assinatura do primeiro contrato profissional de Endrick, que viria a ser firmado em julho, quando o atleta completasse 16 anos.

Junho

O Palmeiras começou o mês de junho conhecendo seu adversário nas oitavas da Copa do Brasil. Por sorteio, o São Paulo foi definido como adversário e o primeiro jogo foi no dia 23, no Morumbi. Marcado por atuação duvidosa da arbitragem no lance que originou o gol tricolor, os donos da casa saíram com a vitória por 1×0.

Pelo Brasileirão, a equipe de Abel Ferreira assumiu a liderança de vez e não perderia mais o posto até o final do campeonato.

Na Libertadores, o Palmeiras saiu na frente e venceu o jogo de ida das oitavas de final, contra o Cerro Porteño, por 3×0.

Após várias tentativas de renovação, o meia Gustavo Scarpa assinou um pré-contrato com o Nottingham Forest, da Inglaterra

Julho

O mês de julho não traz boas lembranças ao palmeirense. No Brasileirão, o time foi derrotado pelo Athletico-PR, em casa, por 2×0. Na sequência, empatou com o Fortaleza sem gols, com Rony saindo de campo lesionado, o que o deixaria fora por cerca de um mês.

Na Copa do Brasil, precisando reverter o placar contra o rival, o Verdão entrou em campo para o jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil no dia 14, no Allianz Parque. O Alviverde começou o jogo muito bem e antes dos 15 minutos de jogo já vencia por 2×0, foi quando a arbitragem entrou em campo e definiu o rumo da partida.

Em um lance de impedimento de Calleri, o VAR marcou pênalti para o São Paulo e Vuaden, que comandava a partida, concordou com a marcação. Porém, o impedimento não foi checado e o pênalti marcado de forma irregular culminou no gol Tricolor, levando a decisão para os pênaltis e terminando com o Palmeiras eliminado.

Pela Libertadores, o Alviverde confirmou a classificação para as quartas de final após vencer o Cerro Porteño por 5×0, com direito a gol de bicicleta do Rony, no jogo de volta, disputado no Allianz Parque.

O mês foi importante para o Palmeiras fora das quatro linhas com a assinatura do primeiro contrato profissional de Endrick. No dia de seu aniversário de 16 anos, no dia 21, o acordo foi assinado com uma multa rescisória de 60 milhões de euros.

Contratações

Com a segunda janela de transferências do ano aberta, o Palmeiras oficializou as contratações dos centroavantes Miguel Merentiel e José Manuel López.

Agosto

Agosto reservava fortes emoções nos jogos das quartas de final da Libertadores, contra o Atlético-MG. No dia 3, o Palmeiras viajou até Belo Horizonte para a partida de ida e, após sair atrás no placar por dois gols de diferença, a equipe de Abel Ferreira mostrou seu poder de reação e empatou o jogo, que terminou em 2×2.

Precisando de uma vitória simples para avançar à semifinal, o Verdão recebeu o Galo no Allianz Parque, no dia 10, para o jogo de volta. Com Danilo e Gustavo Scarpa expulsos, aos 28 minutos do primeiro tempo e 36 do segundo, respectivamente, a partida ficou complicada. Empurrados pela torcida, o Palmeiras segurou o empate e se classificou nos pênaltis, com Weverton defendendo uma cobrança e os palmeirenses convertendo as cinco. O Palmeiras estava classificado para a semifinal da Libertadores, quando enfrentaria o Athletico-PR.

O jogo de ida aconteceu ainda em agosto, no dia 30, e diante de uma péssima atuação do Palmeiras, o Furacão soube aproveitar e sair com a vitória por 1×0.

No Brasileiro, o Palmeiras enfrentou uma sequência de partida contra os vice-líderes em três rodadas, quando venceu o Corinthians e empatou com o Flamengo e Fluminense, mantendo uma vantagem de seis pontos na ponta da tabela.

Contratações

Com a janela ainda aberta, o Palmeiras anunciou a contratação do meia-atacante Bruno Tabata.

Setembro

Setembro foi mais um mês que trouxe um sabor amargo aos palmeirenses. Precisando reverter o placar para se classificar para a final da Libertadores, o Palmeiras recebeu o Athletico-PR no Allianz Parque para o jogo de volta.

O Verdão teve uma boa atuação no primeiro tempo e saiu a frente do placar logo nos minutos iniciais da partida. Mesmo sob forte marcação, conseguiu marcar o segundo gol, mas sofreu com a expulsão de Murilo no final do primeiro tempo e não conseguiu segurar o resultado, vendo os adversários empatarem a partida.

Com o empate, o Palmeiras se despediu da Libertadores. Mais uma vez, tivemos atuação duvidosa da arbitragem, que não expulsou um jogador do Athletico-PR por cotovelada em Rony e não assinalou um pênalti a favor do Alviverde.

Fora da competição continental, o Palmeiras voltou suas forças para as 13 rodadas restantes do Campeonato Brasileiro. As partidas eram importantes para a confirmação do título e Abel Ferreira as definiu como 13 finais.

Três destas partidas aconteceram ainda em setembro, com três vitórias (2×0 contra o Juventude, 1×0 contra o Santos e 1×0 contra o Atlético-MG).

Outubro

Com a temporada mais curta devido a Copa do Mundo do Catar, que foi disputada em novembro, o calendário de outubro ficou apertado, com seis das 10 partidas restantes do Brasileirão.

No total, foram quatro vitórias (contra o Botafogo, Coritiba, Avaí e Athletico-PR) e dois empates (Atlético-GO e São Paulo). Os resultados alavancaram a busca pelo 11º título do Brasileirão e o grito de campeão estava próximo.

Endrick fez sua estreia na equipe de Abel Ferreira na vitória por 3×1 contra o Athletico-PR, em Curitiba. O jovem entrou em campo logo após o intervalo e marcou seus dois primeiros gols no profissional.

O time feminino do Palmeiras fez história no mês de outubro. As Palestrinas conquistaram o título inédito da Libertadores após golearem o Boca Juniors por 4×1.

Novembro

O grito de campeão do Campeonato Brasileiro estava esperando o momento de sair e ele veio em novembro, já no início do mês, no dia 2.

Antes mesmo de entrar em campo, o Palmeiras confirmou o título do Brasileirão após uma derrota do Internacional (vice-líder na ocasião e único time que ainda poderia alcançar o Alviverde) para o América-MG. Naquela noite, o Verdão entrou em campo contra o Fortaleza e, para celebrar o título, aplicou uma goleada por 4×0.

O Palmeiras ergueu a taça de campeão no dia 9, diante de sua torcida, no Allianz Parque. Antes da festa, o time venceu o América-MG por 2×1. No mesmo dia, Gustavo Scarpa, que se transferiu para o Nottingham Forest, se despediu dos palmeirenses.

A última partida do Alviverde na competição e na temporada foi contra o Internacional, em Porto Alegre. Com um time alternativo, o Verdão acabou sendo derrotado por 3×0, sendo a única derrota da equipe como visitante no Brasileirão.

+ Siga o Twitter do PALMEIRAS ONLINE

Dezembro

Com o elenco de férias, o mês de dezembro tinha tudo para ser tranquilo, mas duas notícias movimentaram os bastidores e os torcedores do palmeiras.

Após uma disputa por gigantes europeus pela contratação de Endrick, Palmeiras e Real Madrid chegaram a um acordo e fecharam a negociação por 72 milhões de euros. A venda de Endrick se tornou a maior do clube e, no Brasil, ficou atrás apenas da venda de Neymar ao Barcelona.

Outro assunto, mas que gerou apreensão no torcedor, foi a renovação de Dudu. As tratativas se prolongaram após uma divergência entre o clube e o estafe dos jogadores em uma cláusula para a renovação automática por mais um ano. Enquanto o clube queria 50% de participação nos jogos de 2025 para uma renovação automática até 2026, os representantes do atacante queriam um número bem abaixo, 15%.

A situação pareceu se complicar após a presidente Leila Pereira falar sobre o assunto durante uma entrevista ao GE e afirmar que o o clube não alteraria “uma vírgula” na proposta final da renovação. Mesmo com a tensão, a novela teve um final feliz e as partes chegaram a um acordo, com a vontade do clube prevalecendo e o contrato sendo assinado, no dia 23. Agora, Dudu tem contrato com o Palmeiras até 2025, com possibilidade de renovação automática por mais um ano em caso de cumprimento das metas.

LEIA MAIS > Supercopa do Brasil: veja onde pode acontecer decisão entre Palmeiras x Flamengo

+ Palmeiras