FutebolHá 63 anos, Palmeiras era campeão sobre Santos de Pelé

Há 63 anos, Palmeiras era campeão sobre Santos de Pelé

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

A Sociedade Esportiva Palmeiras comemora o aniversário de um grande feito histórico nesta terça-feira (10). Há 63 anos, o Verdão sagrou-se campeão Paulista de 1959, competição que ficou consagrada como “Supercampeonato Paulista” pelo equilíbrio e qualidade técnica.

Na época, o time palmeirense era comandado por Oswaldo Brandão. No dia 10 de Janeiro de 1963, o Alviverde enfrentou o Santos, no Pacaembu, no terceiro jogo de desempate do Paulista. Pelé abriu o placar para o Peixe, mas Julinho Botelho e Romeiro buscaram a virada para dar o título ao Verdão.

O torneio estadual era disputado por 20 equipes do interior e da capital, em formato de pontos corridos, em dois turnos. O Palmeiras teve um ótimo desempenho na primeira fase, com 29 vitórias em 38 jogos disputados. A campanha do Verdão ficou marcada por goleadas, como um 6 a 1 sobre o São Paulo e um 5 a 1 sobre o próprio Santos.

LEIA MAIS > Ao vivo e de graça! Como assistir aos jogos-treino do Palmeiras desta terça-feira

A equipe de Pelé terminou a primeira fase com a mesa pontuação do Alviverde. Assim, conforme o regulamento da época, seria disputado um jogo desempate. No entanto, as equipes empataram duas vezes seguidas. Na primeira partida em 1 a 1, e na segunda por 2 a 2.

Sendo assim, a grande decisão aconteceu no dia 10 de janeiro, quando o Palmeiras, de virada, ficou com o título da competição.

O Palmeiras encerrou aquela campanha anotando 112 gols e sofrendo apenas 32, nos 41 jogos que disputou. No total, foram 30 vitórias, sete empates e apenas quatro derrotas.

+ Siga o Twitter do PALMEIRAS ONLINE

+ Palmeiras