FutebolObrigado, Danilo! Cria da Academia se despede do Palmeiras

Obrigado, Danilo! Cria da Academia se despede do Palmeiras

O Palmeiras acertou a venda de Danilo ao Nottingham Forest, da Inglaterra, que inclusive já se despediu do clube e dos companheiros de equipe. Ao que tudo indica, a venda ficou na faixa dos 20 milhões de euros.

Lançado por Vanderlei Luxemburgo, Danilo começou a jogar no profissional do Palmeiras um pouco depois dos outros colegas da mesma geração, como Gabriel Menino e Patrick de Paula, sendo também um dos últimos a deixar o clube. Mesmo começando depois, o volante foi conquistando seu espaço, principalmente a partir de 2021, quando se tornou basicamente o dono da posição, mesmo quando ainda dividia com os já experientes Felipe Melo e Zé Rafael.

LEIA MAIS > Shakhtar Donetsk prepara investida por atacante do Palmeiras

Em sua caminhada no Verdão, o atleta ergueu muitos troféus, sempre com carisma, como quando recebeu as medalhas dos títulos da Libertadores do presidente da Conmebol e emprestou a sua Juliet para o dirigente; e sempre com muita humildade mostrando não ter esquecido de suas origens.

Através da sua capacidade tática, muitas vezes não reconhecida pelas grandes mídias ou por quem não se atenta aos pequenos detalhes da partida e da importância que o volante tem na construção do jogo, chegou à Seleção Brasileira, acabou sendo convocado por Tite, mas por decisão pessoal do próprio treinador, acabou não entrando em campo.

Durante todo o ano passado, se falou de especulações e rumores envolvendo a saída do jovem volante de 21 anos, contudo a presidente Leila Pereira garantiu sua permanência pelo menos até o final da última temporada e assim foi. Para 2023, a presidente do Verdão não pôde garantir a permanência de Danilo e sua transferência está sendo confirmada já no início do ano. Por outro lado, o torcedor também sabia que seria difícil segurar uma joia como essa, tão bem tratada por Abel Ferreira.

+ Siga o Twitter do Palmeiras Online

Agora, Danilo jogará no Nottingham Forest, clube em que outro jogador do Palestra se transferiu nesta temporada: Gustavo Scarpa. A presença de Scarpa provavelmente pesou para a decisão de Danilo de ir para o clube inglês, ao invés de tantos outros tão maiores como o Barcelona, Mônaco e até o Arsenal.

Se for confirmado o valor de apenas 20 milhões de euros, mais uma vez o Palmeiras vende um atleta por menos do que estava programado. Nas notícias que circularam pelos principais portais, a ideia era de que o Verdão não liberaria o volante por menos de 35 milhões de euros. Não é como se 20 milhões fosse pouco, não é, mas realmente é um dinheiro a menos que o Palmeiras precisa para fazer a manutenção do elenco e, evidentemente, abater a dívida com a Crefisa.

Por fim, com a saída de Danilo, aparentemente fica um buraco na dupla de volantes do Palmeiras, Zé Rafael é um titular e Abel Ferreira terá que escolher entre Jailson ou Gabriel Menino. De toda maneira, fica uma responsabilidade a mais para Menino, como o último jogador daquela geração vitoriosa lançada por Luxemburgo, de segurar a bronca e ser o jogador que todo mundo espera. 

Pelo Palmeiras, Danilo possui em três temporadas: 141 jogos, 12 gols, oito assistências e sete títulos: dois Paulistas (2020 e 2022), duas Libertadores (2020 e 2021), Copa do Brasil 2020, Recopa 2022 e Brasileirão 2022.

LEIA MAIS > Entenda detalhes da negociação de Danilo e como o Palmeiras receberá o pagamento

+ Palmeiras