O Palmeiras volta a campo neste sábado (19) às 18h30 (de Brasília) contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, sem o capitão Gustavo Gómez. O zagueiro paraguaio está suspenso após tomar o terceiro cartão contra o Cruzeiro na última segunda (14). Assim, a dúvida do momento é quem colocará a faixa de capitão na partida de amanhã.

Com a ausência de Gómez, o Verdão deve entrar em campo com o zagueiro Luan ao lado de Murilo na linha defensiva. Como o Alviverde joga a partida de ida das quartas de finais da Libertadores na semana que vem, o treinador Abel Ferreira pode até optar pela utilização de um zagueiro da base no lugar de Murilo.

Mais sobre o Palmeiras Online:
Siga no Facebook
Siga no Instagram
Siga no Twitter
Inscreva-se no Youtube
Podcast

Na atual temporada, o Palmeiras já jogou 50 jogos e Gómez foi o capitão em 45 oportunidades. Nas outras cinco ocasiões, Luan utilizou a faixa em quatro e Marcos Rocha em uma. Esse ano, inclusive, é o que teve menos troca de capitães entre os três últimos.

Em 2021, Felipe Melo ainda era o principal dono da braçadeira. Desse modo, ele atuou com ela em 33 jogos, enquanto o zagueiro paraguaio usou ela 17 vezes. Além deles, outros nove atletas usaram, sendo 11 jogos no total.

O jogador Felipe Melo, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do Sport CR, durante partida válida pela vigésima oitava rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco)

Já em 2022, o número acabou se restringindo a 7, com o paraguaio usando a faixa de capitão em 59 dos 74 jogos disputados.

Gómez continua sendo o principal capitão do Palmeiras

Agora, Gustavo Gómez está mais absoluto do que nunca na função. Desse modo, o zagueiro se tornou o capitão com mais títulos na história do Palmeiras ao lado de Ademir da Guia. Assim, são sete conquistas com a faixa, sendo duas Libertadores (2020 e 2021), uma Recopa Sul-Americana (2022), dois Paulistas (2022 e 2023), um Brasileirão (2022) e uma Supercopa do Brasil (2023).

O jogador Gustavo Gómez, da SE Palmeiras, celebra seu gol contra a equipe do Cerro Porteño, em partida válida pela fase de grupos da Libertadores, no Morumbi. (Foto: Reprodução)

Como o atleta não estará disponível contra o Cuiabá, é bem provável que Abel escolha uma das alternativas utilizadas anteriormente (Luan e Marcos Rocha). No entanto, caso nenhum dos dois sejam escolhidos, o Palmeiras pode entrar em campo com um capitão inédito em 2023.

+ Quem ganhou mais? Palmeiras ou Cuiabá? Retrospecto é favorável