FutebolApós 24 anos, Palmeiras volta a enfrentar um colombiano no mata-mata da...

Após 24 anos, Palmeiras volta a enfrentar um colombiano no mata-mata da Libertadores

O Palmeiras já está na Colômbia para enfrentar o Depotivo Pereira pelo jogo de ida das quartas de finais da Libertadores 2023. A partida ocorrerá amanhã, quarta-feira (23), às 21h30 (de Brasília).

O jogo em si contará com algumas particularidades bem interessantes, como o fato do Verdão chegar nas quartas de finais pela sexta vez consecutiva, se igualando ao recorde do Boca Juniors (2000-2005). Por outro lado, esse também será um jogo histórico para os colombianos, já que essa é a sua primeira participação na competição internacional e até então conseguiram ótimos resultados.

Mais sobre o Palmeiras Online:
Siga no Facebook
Siga no Instagram
Siga no Twitter
Inscreva-se no Youtube
Podcast

Além disso, o jogo também marcará o reencontro do Alviverde com times colombianos nas fases eliminatórias das competições internacionais. O Palmeiras não enfrenta um clube colombiano em um mata-mata desde 2012, quando enfrentou o Millonarios. Na ocasião, o Verdão era treinado por Gilson Kleina e acabou sendo eliminado nas oitavas de final da competição. O time palestrino até venceu por 3 a 1 em São Paulo, mas perdeu por 3 a 0 em Bogotá, dando adeus ao torneio.

Contudo, se pensarmos apenas na Libertadores, o último confronto com um colombiano ocorreu há 24 anos, sendo, inclusive, um dos grandes momentos da história palmeirense. Desse modo, a última partida eliminatória na principal competição continental contra um time do país vizinho foi em 1999, logo na final daquele ano, quando a América se pintou de verde pela primeira vez, diante do Deportivo Cali.

Arce durante comemoração da conquistda da Libertadores de 1999, pela SE Palmeiras. (Foto: Daniel Augusto Jr./Lance)
Arce durante comemoração da conquista da Libertadores de 1999, pela SE Palmeiras. (Foto: Daniel Augusto Jr./Lance)

Curiosamente, o Verdão acabou não se encontrando mais com times colombianos em partidas eliminatórias, mesmo nos últimos anos, quando acumulou boas participações na Libertadores.

Desde 2017, ano em que o Alviverde voltou a participar de forma recorrente da fase final da Libertadores, foram dois embates contra times do Equador, dois diante de chilenos e três vezes contra argentinos e paraguaios. Além disso, o Palmeiras enfrentou clubes nacionais em outras sete oportunidades.

Evair bate pênalti pelo Palmeiras
Evair bate pênalti pelo Palmeiras

+ Quando será a partida de volta entre Palmeiras e Deportivo Pereira?

Palmeiras nunca foi eliminado da Libertadores por equipes colombianas

Durante as suas 23 participações, o Verdão só enfrentou os colombianos nos duelos eliminatórios em duas oportunidades. A primeira ocorreu em 1961, diante do Indepediente Santa Fé, e valeu uma classificação para a final.

Como já dito, o outro duelo ocorreu na final da edição de 1999, que decidiu o título para o Alviverde. A final, na época, ainda era disputada em dois jogos. Desse modo, o Deportivo Cali venceu o primeiro jogo pelo placar de 1 a 0. Já no jogo de volta, o Palmeiras ganhou por 2 a 1 no tempo normal e se sagrou campeão nos pênaltis. Portanto, o saldo alviverde contra os colombianos é positivo: dois confrontos e duas vitórias.

Palmeiras escalação de 1999.
Palmeiras escalação de 1999.

Deportivo Pereira e Palmeiras se enfrentam na noite de amanhã (23), a partir das 21h30 (horário de Brasília), na Colômbia. A transmissão do jogo ficará por conta da Rede Globo (TV Aberta), da ESPN (TV Fechada) e do Star Plus (Streaming).

+ Palmeiras: Abel Ferreira é ‘triturador’ de estrangeiros

+ Palmeiras