FutebolVÍDEO | Seneme afirma que regra não proíbe chute na bandeirinha; Penalização "Vai...

VÍDEO | Seneme afirma que regra não proíbe chute na bandeirinha; Penalização “Vai da interpretação”

No último sábado (19), o Palmeiras derrotou o Cuiabá por 2 a 0 na Arena Pantanal. Apesar do resultado positivo, a partida ficou marcada pelo cartão amarelo que Raphael Veiga recebeu após abrir o placar e chutar a bandeirinha. Assim, na tarde de ontem (23), Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, falou pela primeira vez sobre o lance.

A análise da situação veio por meio da 15ª edição do ‘Papo de Arbitragem’, um quadro do canal do Youtube da Confederação Brasileira de Futebol. Como é de costume no programa, primeiro foi divulgado o lance com o áudio do VAR. Em seguida, Seneme analisou a situação e afirmou que a regra não proíbe o chute na bandeirinha. Contudo, ele revelou que uma nota foi enviada aos clubes recomendando evitar esse tipo de comemoração.

“A regra do jogo não proíbe e não pode proibir. Ela não tem textualmente isso, que chutar a bandeirinha é igual a cartão amarelo. Isso não corresponde, mas nós dentro de uma prevenção, enviamos a todas as federações para passar aos clubes essa nota. ‘Solicitamos também especial atenção dos atletas e membros de comissão técnica para que respeitem o texto da regra no que se refere as comemorações de gols provocativas, debochadas ou inflamatórias; incluindo as que possam ser interpretadas desta forma pelo árbitro, como golpear ou chutar as bandeirinhas de escanteio'”, disse o presidente.

Mais sobre o Palmeiras Online:
Siga no Facebook
Siga no Instagram
Siga no Twitter
Inscreva-se no Youtube
Podcast

Seneme analisa lance entre Cuiabá x Palmeiras
Seneme analisa lance entre Cuiabá x Palmeiras

Seneme: “Vai da interpretação”

Além disso, Seneme também deixou claro que a penalização com cartão depende da interpretação do árbitro, já que não a regra não permite a definição “chute na bandeirinha igual a cartão amarelo”.

“Só que a gente não pode determinar isso como uma instrução única. Chutar a bandeirinha de escanteio é igual a cartão amarelo. A gente não pode definir assim, porque a regra não me permite. Então vai do bom senso do jogador e vai da interpretação. Está aqui a nota, clara para todo mundo”, acrescentou o ex-árbitro.

Confira abaixo o vídeo da análise do presidente da Comissão de Arbitragem da CBF. Vale observar que o comentário referente ao lance palmeirense começa no tempo 26:15.

+ Palmeiras tem despedida e defende invencibilidade

+ Palmeiras