FutebolPalmeiras pode completar oito jogos consecutivos sem sofrer gols pela primeira vez...

Palmeiras pode completar oito jogos consecutivos sem sofrer gols pela primeira vez desde 2018

Após a Data FIFA, o Palmeiras voltará a campo na próxima sexta-feira (15), às 21h30 (de Brasília) contra o Goiás, no Allianz Parque, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Assim, o Verdão poderá ampliar a sua atual sequência de jogos sem sofrer gols na temporada.

Para se ter ideia, no empate sem gols contra o Corinthians, o time comandado pelo treinador Abel Ferreira chegou a sete partidas seguidas de “baliza zero” e se aproxima de mais uma marca histórica.

Mais sobre o Palmeiras Online:
Siga no Facebook
Siga no Instagram
Siga no Twitter
Inscreva-se no Youtube
Podcast

Entre os meses de julho e agosto de 2018, o Alviverde, que era treinado por Felipão, completou nove jogos consecutivos sem ter as suas redes balançadas pelos times adversários. Dessa forma, caso o Verdão não leve gols contra o Goiás, Abel Ferreira, eleito o melhor técnico de agosto pela CBF, estará a apenas um jogo de igualar a marca de Scolari.

O técnico Abel Ferreira, da SE Palmeiras, em jogo contra a equipe do SC Corinthians P, durante partida válida pela vigésima segunda rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, na Neo Química Arena. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
O técnico Abel Ferreira, da SE Palmeiras, em jogo contra a equipe do SC Corinthians P, durante partida válida pela vigésima segunda rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, na Neo Química Arena. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A atual sequência positiva na defesa começou em uma partida de Libertadores. Na ocasião, o Palmeiras empatou sem gols contra o Atlético-MG, no Allianz Parque, pelo jogo de volta das oitavas de final.

Após isso, o Verdão ganhou do Cuiabá (2 a 0), do Cruzeiro (1 a 0) e do Vasco (1 a 0) pelo Campeonato Brasileiro. Pela Libertadores, o Alviverde goleou o Deportivo Pereira por 4 a 0 na Colômbia e depois empatou em 0 a 0 no jogo de volta em São Paulo. Por fim, o Palmeiras empatou em 0 a 0 no Dérbi, que ocorreu na Neo Química Arena.

Curiosamente, a última vez que o Verdão tomou um gol ocorreu há mais de um mês, na derrota por 2 a 1 para o Fluminense, dentro do Maracanã, no dia 5 de agosto. Vale lembrar que Abel Ferreira escolheu entrar em campo com uma equipe mista devido a proximidade do confronto contra o Atlético-MG pelas oitavas de final da Libertadores.

Paulinho, do Atlético-MG, e Piquerez, do Palmeiras
Paulinho, do Atlético-MG, e Piquerez, do Palmeiras

Por incrível que pareça, a ótima marca defensiva foi alcançada durante partidas em que ocorreram mudanças no sistema defensivo. Marcelo Lomba substituiu Weverton na vitória contra o Cruzeiro. Por outro lado, a zaga revezou algumas duplas entre Gustavo Gómez, Murilo e Luan. O Alviverde, inclusive, chegou a jogar com os três juntos no empate contra o Deportivo Pereira.

Já no Dérbi, Murilo foi expulso no final da partida e deve dar vaga a Luan no duelo contra o Goiás.

Maior série da história do Palmeiras

Caso o Palmeiras não tome nenhum gol contra o Goiás e o Grêmio, igualará a marca de 2018, quando o time era comandado pelo Felipão. Entretanto, a maior série de jogos seguidos com a defesa intacta na história do Verdão foi de 12 duelos. O feito ocorreu em 1987, sob o comando do treinador Valdemar Carabina.

Time do Palmeiras e o treinador Valdemar Carabina em 1987 (Foto: Reprodução)
Time do Palmeiras e o treinador Valdemar Carabina em 1987 (Foto: Reprodução)

Portanto, para Abel Ferreira e seu jogadores alcançarem essa marca, terão que ficar mais cinco jogos sem sofrer gols. Curiosamente, nesse período, o Alviverde enfrentará o Boca Juniors duas vezes e o Bragantino, além dos já mencionados Goiás e Grêmio.

+ Mais de 10 mil ingressos são vendidos em primeiro dia de venda para Palmeiras x Goiás

+ Palmeiras