FutebolBreno Lopes pode ser denunciado por mostrar dedo para a torcida do...

Breno Lopes pode ser denunciado por mostrar dedo para a torcida do Palmeiras?

Autor do gol que deu a vitória por 1×0 ao Palmeiras contra o Goiás, na última sexta-feira (15), no Allianz Parque, Breno Lopes se envolveu em uma polêmica ao comemorar o gol provocando a torcida. O atacante correu em direção à arquibancada, levou as mãos aos ouvidos, mostrou dedo e xingou os torcedores em resposta às críticas sofridas recentemente.

Apesar de não ter sido advertido em campo ao mostrar o dedo para a torcida, o que é considerado um gesto obsceno, Breno Lopes corre risco de ser denunciado pela Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A explicação é do advogado especialista em direito desportivo, Vinicius Loureiro, em entrevista ao UOL.

Para o advogado, o ato de Breno Lopes pode constituir uma infração disciplinar clara.

+ Palmeiras se reapresenta e treina com novidade na Academia de Futebol

“A dúvida recai sobre o artigo mais adequado para a punição, podendo ser no artigo 258-A, que se refere a provocações à torcida, ou no 258, que se refere a práticas contrárias à disciplina e à ética esportivas. Considerando o histórico de punições do STJD, o mais provável é que o jogador seja suspenso por duas partidas”, avaliou.

Já o advogado Carlos Henrique Ramos, também ouvido pelo UOL, acredita que Breno Lopes até pode chegar a ser denunciado, mas não seria um caso de punição severa, considerando que apenas uma advertência seria de bom tamanho.

“O atleta poderia ser denunciado por ofensa de acordo com o artigo 258-A do CBJD (suspensão de duas a seis partidas) por provocar o público durante a partida. Tal tipo infracional foi previsto com o escopo de prevenir tumultos generalizados de difícil controle que poderiam surgir diante de eventuais provocações à torcida. Porém, analisando as circunstâncias deste evento, creio que a Procuradoria do STJD deveria abster-se de formular denúncia, pelo fato de o atleta, que não tem histórico de ofensas, ter se dirigido à sua própria torcida ainda dentro de campo, sem se aproximar das arquibancadas, apenas em tom de ironia depois de ter sofrido vaias sistemáticas durante a partida. O que deve ser buscado é que os atletas não ‘passem do ponto’ e adentrem o terreno do risco, sem que os tribunais desportivos exijam que os jogadores sejam robotizados. No máximo, o atleta poderia ser advertido, a meu ver”, analisou o especialista em direito desportivo.

É importante ressaltar que o árbitro da partida, Savio Pereira Sampaio, não citou o episódio na súmula do jogo, porém a Procuradoria do STJD poderia utilizar os vídeos divulgados pela imprensa e através das redes sociais.

+ Palmeiras pode voltar a mandar jogos no Morumbi; Veja a programação para as partidas sem o Allianz Parque

Breno Lopes procurou organizada do Palmeiras e se desculpou

Breno Lopes procurou os líderes da maior torcida organizada do Palmeiras, Mancha Alviverde, para se desculpar pelo ocorrido. O atacante se encontrou com os líderes da Mancha na tarde de segunda-feira (18) e, após uma longa conversa, o pedido de desculpas foi aceito e a torcida organizada publicou um vídeo com o atacante se pronunciado aos torcedores do Palmeiras.

“Vim na quadra da Mancha Verde para me desculpar com todos vocês que se sentiram ofendidos pelo meu gesto no jogo contra o Goiás. Sempre honrei as cores do Palmeiras, nunca me achei superior à entidade. Quero pedir meu sincero perdão para vocês”, iniciou Breno Lopes.

“Foi uma semana muito dolorida para mim, depois do clássico contra o Corinthians. Estava emocionalmente abalado, e acabei tomando uma decisão equivocada. Estou totalmente arrependido, por isso vim aqui pedir um voto de confiança. Isso não vai mais acontecer. Vou respeitar e lutar pelos interesses do Palmeiras”, completou.

Palmeiras não punirá Breno Lopes

Soube o PALMEIRAS ONLINE que Breno Lopes terá uma conversa com a diretoria palmeirense, que quer entender o que aconteceu. O técnico Abel Ferreira também vai conversar com o jogador, porém não haverá nenhum tipo de punição ou desconto salarial.

PARTICIPE E SIGA O PALMEIRAS ONLINE NOS CANAIS E REDES SOCIAIS
+ Canal do Palmeiras Online no WHATSAPP
+ Siga no Facebook

+ Instagram
+ Twitter
+ Inscreva-se no Youtube
+ Podcast
+ Canal do Telegram

+ Palmeiras