FutebolPalmeiras tem histórico favorável ao empatar o jogo de ida na semifinal...

Palmeiras tem histórico favorável ao empatar o jogo de ida na semifinal da Libertadores

O Palmeiras joga contra o Bragantino na tarde de amanhã (1) pelo Campeonato Brasileiro, mas é difícil tirar da cabeça do torcedor que o Verdão está disputando mais uma semifinal da Copa Libertadores. Desse modo, o Alviverde buscará a vaga na decisão da competição continental na próxima quinta-feira (5), às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque.

Na primeira partida, o Palmeiras foi até a Argentina, na Bombonera, e arrancou um empate sem gols contra o Boca Juniors. Agora, para conseguir garantir a vaga no tempo normal, o Verdão precisará vencer a volta por, pelo menos, um gol de diferença. Caso tenhamos mais um empate, o classificado será decidido nas penalidades máximas.

PARTICIPE E SIGA O PALMEIRAS ONLINE NOS CANAIS E REDES SOCIAIS
+ Canal do Palmeiras Online no WHATSAPP
+ Siga no Facebook

+ Instagram
+ Twitter
+ Inscreva-se no Youtube
+ Podcast
+ Canal do Telegram

Curiosamente, vale lembrar que Alviverde é o clube brasileiro que mais vezes chegou nas semifinais da Libertadores, acumulando um total de 11 participações. Contudo, em apenas quatro dessas ocasiões, o clube paulista empatou o primeiro jogo (incluindo na conta o empate desta semana). Mas felizmente, o retrospecto é ligeiramente a favor do Palmeiras. Assim, o Verdão chegou à final em duas edições e caiu na fase eliminatória em apenas uma oportunidade.

Em 1961, o Maior Campeão Nacional visitou o Independiente Santa Fe, da Colômbia, e conseguiu empatar em 2 a 2. Já no jogo de volta, o Palmeiras passou o trator e goleou o time colombiano pelo placar de 4 a 1.

Mais recentemente, em 2021, o Alviverde empatou com o Atlético-MG por 0 a 0 no jogo de ida. A diferença, é que a primeira partida foi disputada dentro do Allianz Parque. Mesmo assim, na volta, o Verdão foi até Minas Gerais para conseguir outro empate, mas dessa vez pelo placar de 1 a 1, garantindo a classificação devido à regra dos gols fora de casa.

O jogador Felipe Melo, da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador Hulk, do C Atlético Mineiro, durante partida válida pelas semifinais, ida, da Copa Libertadores, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco)
O jogador Felipe Melo, da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador Hulk, do C Atlético Mineiro, durante partida válida pelas semifinais, ida, da Copa Libertadores, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco)

O bom retrospecto poderia deixar os palmeirenses mais supersticiosos tranquilos e otimistas com um possível avanço à final do torneio. No entanto, a única eliminação pode deixar alguns torcedores com o pé atrás.

+ Conmebol define equipe de arbitragem para Palmeiras x Boca Juniors no Allianz Parque

Boca eliminou o Palmeiras em 2001 sob circunstâncias parecidas

Apesar do histórico positivo, vale observar que o único revés do Palmeiras após empatar no primeiro duelo de uma semifinal foi em 2001, justamente contra o Boca Juniors. Assim, na primeira partida, o Verdão foi até a Bombonera e conseguiu assegurar um empate em 2 a 2.

O jogo de volta, que foi marcado por uma arbitragem polêmica, terminou com o mesmo placar da ida. Dessa forma, a vaga teve que ser decidida nos pênaltis, onde o time argentino se sobressaiu e derrotou o Alviverde. Por fim, vale observar que o time de Buenos Aires se sagrou campeão daquela edição.

O jogador Gustavo Gómez, da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador do CA Boca Juniors, durante partida válida pelas semifinais, ida, da Copa Libertadores, no Estádio La Bombonera. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
O jogador Gustavo Gómez, da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador do CA Boca Juniors, durante partida válida pelas semifinais, ida, da Copa Libertadores, no Estádio La Bombonera. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Agora, Palmeiras e Boca volta a se enfrentar na próxima quinta-feira (5), às 21h30, pela partida de volta da semifinal, no Allianz Parque. Com o resultado da ida, qualquer empate levará a decisão para as penalidades máximas. Por outro lado, uma vitória simples no tempo normal pode assegurar a vaga para o Verdão.

Entretanto, como já dito, antes disso, Alviverde enfrentará o Bragantino, no interior paulista, neste domingo (1), pelo Campeonato Brasileiro.

+ Palmeiras AO VIVO! Veja onde assistir ao jogo diante do Red Bull Bragantino pelo Brasileirão 2023

Show Player

+ Palmeiras