Nesta quinta-feira (5), o Palmeiras entra em campo contra o Boca Juniors, às 21h30 (horário de Brasília), pela partida de volta das semifinais da Libertadores, no Allianz Parque. Assim, o Verdão tenta chegar na terceira final da competição continental nos últimos quatro anos.

O jogo de ida entre os dois clubes terminou empatado sem gols. Agora, uma vitória simples no tempo normal é o suficiente para o Alviverde se classificar para a grande decisão no Maracanã. No entanto, caso tenhamos um novo empate, a vaga será decidida nos pênaltis.

PARTICIPE E SIGA O PALMEIRAS ONLINE NOS CANAIS E REDES SOCIAIS
+ Canal do Palmeiras Online no WHATSAPP
+ Siga no Facebook

+ Instagram
+ Twitter
+ Inscreva-se no Youtube
+ Podcast
+ Canal do Telegram

Curiosamente, o Palmeiras possui um retrospecto favorável contra o Xeneizes. Contando os jogos entre as duas equipes na história, são 26 partidas, com oito vitórias alviverdes, 14 empates e apenas quatro triunfos dos argentinos.

Na Copa Libertadores da América, as equipes se enfrentaram em 11 ocasiões, totalizando duas vitórias para cada lado e seis empates. Entretanto, o Verdão foi eliminado pelo Boca nas fases mata-mata em três ocasiões (2000, 2001 e 2018). Inclusive, o Alviverde nunca conseguiu sequer ganhar uma partida contra os argentinos em confrontos eliminatórios da principal competição continental.

Os dois times também já se enfrentaram em duas ocasiões pela Copa Mercosul de 1998, exatamente o ano em que o Palmeiras se sagrou campeão do antigo campeonato da Conmebol. Na ocasião, o Verdão ganhou um confronto e assegurou o empate no outro jogo. Além disso, as equipes também duelaram pelo Torneio de Mar del Plata em três oportunidades. Novamente, o Alviverde levou a melhor, acumulando duas vitórias e um empate.

O jogador Dudu, da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador Pavón, do CA Boca Juniors, durante partida válida pela fase de grupo, quarta rodada, da Copa Libertadores, no Estádio La Bombonera.

Por fim, os clubes se enfrentaram em 10 jogos amistosos, resultando em três vitórias do Palmeiras, cinco empates e duas vitórias do Boca Juniors.

Vale observar que o Verdão também leva a melhor no número de gols marcados. O Maior Campeão Nacional marcou 39 gols e sofreu apenas 30. Estes números também nos remete ao fato de que o Alviverde é detentor da maior goleada do duelo, ganhando de 6 a 1, no Palestra Itália, em 1994, quando era comandado por Vanderlei Luxemburgo.

Palmeiras x Boca Juniors

+ Jogos decisivos por vaga na final da Libertadores começam hoje; Veja horários e onde assistir

Mesmo com boa vantagem no retrospecto, Palmeiras nunca ganhou do Boca em mata-matas da Libertadores

Não há dúvidas de que Palmeiras e Boca Juniors são dois dos times mais tradicionais da Copa Libertadores. Dessa forma, amanhã, voltam a entrar em campo nove títulos da competição, sendo três do Verdão e seis do time argentino.

Além disso, como mencionado acima, em 11 partidas na competição, temos duas vitórias para cada lado e sete empates. Caso não nos aprofundássemos, pareceria que o confronto é bem equilibrado no principal campeonato do continente. Contudo, não é exatamente assim que as coisas funcionam, já que o Alviverde nunca eliminou os Xeneizes, nem sequer ganhou um duelo, em confrontos eliminatórios da Liberta.

O jogador Dudu, da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador Olaza, do CA Boca Juniors, durante partida valida pelas semi finais (ida), da Copa Libertadores, no Estádio La Bombonera. da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador , do CA Boca Juniors, durante partida valida pelas semi finais (ida), da Copa Libertadores, no Estádio La Bombonera

Ao todo ocorreram três duelos eliminatórios, sem contar o primeiro jogo da semana passada. Em 2000, após empate por 2 a 2 na Argentina, Palmeiras e Boca decidiram a competição no Morumbi. Após nova igualdade, mas agora sem gols, a decisão foi para os pênaltis, onde os Xeneizes se sagraram campeões.

No ano seguinte, o Verdão teve a chance de se vingar. Após um empate em 2 a 2, em La Bombonera, marcado por uma péssima arbitragem, os dois times voltaram a empatar no Palestra Itália pelo mesmo placar. Novamente, a decisão foi para as penalidades máximas e terminou com vitória dos argentinos.

17 anos depois, em 2018, o Alviverde voltou a encontrar o rival de Buenos Aires nas semifinais da competição continental. Infelizmente, o Palmeiras caiu mais uma vez, perdendo na Argentina pelo placar de 2 a 0 e empatando no Allianz Parque em 2 a 2.

Este último duelo, inclusive, teve um gosto bem amargo para os palmeirenses. O motivo disso é que o Verdão estava no mesmo grupo dos argentinos. Assim, o Boca chegou na última rodada da primeira fase precisando vencer o Alianza Lima e torcer para o Alviverde, já classificado em primeiro do grupo, ganhar do Junior Barranquilla.

Dessa forma, o Palmeiras venceu o time colombiano e “manteve” os Xeneizes vivos, já que eles passaram fácil pelos peruanos. Infelizmente, os dois clubes voltaram a se enfrentar nas semifinais, onde Benedetto marcou três dos quatro gols que ajudaram a eliminar o Verdão.

Agora, o Alviverde foi até a Bombonera e assegurou um empate contra os argentinos. Assim, o Palmeiras precisa “esquecer” o passado e focar em uma vitória simples para garantir a classificação para a final da Libertadores. Mas caso tenhamos outro empate, resta decidir a vaga nas penalidades máximas.

+ Palmeiras recebe delegação do Boca Juniors no Allianz Parque nesta quarta; Entenda!