FutebolOpinião: escalação ideal do Palmeiras tem três volantes e ataque forte em...

Opinião: escalação ideal do Palmeiras tem três volantes e ataque forte em um 4-4-2

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Abel Ferreira ainda está testando opções para determinar a escalação ideal do Palmeiras para 2024. Desde o ano passado, o Verdão tem utilizado o esquema de três zagueiros, mas testou também opções mais ofensivas. Com os recentes reforços, o treinador português pode ter as ferramentas necessárias para montar uma escalação ideal.

Até então, o sistema de três zagueiros tem prevalecido no Palmeiras, variando com Mayke ou Rocha mais adiantados e normalmente se utilizando de apenas dois atacantes (revezando entre Flaco, Rony e Breno Lopes). Na última partida, contra o Ituano, Abel inovou e escalou apenas um atacante (López), com três volantes e três defensores.

Contudo, com as recentes aquisições ofensivas, seria um desperdício deixar um time tão defensivo. Os três volantes: Aníbal, Zé Rafael e Rios, dão uma segurança máxima à defesa, portanto esta deve ser a opção de Abel para os próximos jogos. Assim, não haveria necessidade de ter três zagueiros mais dois alas.

Além do mais, com o retorno de Endrick e a chegada de Lázaro, vão ser muitas opções de qualidade no ataque, que não podem ser subutilizadas. Para as próximas partidas, se imagina a uma dupla de ataque com Endrick e Flaco, como ocorreu algumas vezes no ano passado e, quando o camisa 9 sair, Dudu e Bruno Rodrigues já terão retornando de lesão.

Assim, o 4-4-2 seria a opção ideal de formação, para montar o time da seguinte forma: Weverton; Piquerez, Murilo, Gómez e Mayke (Rocha); Moreno, Zé Rafael, Rios e Veiga; Flaco (Rony) e Endrick (sendo substituído por Dudu ou por Lázaro no 2º semestre). 

Além das opções ofensivas citadas, ainda há a possibilidade de escalar Breno Lopez, Estevão e Bruno Rodrigues.

+ Palmeiras