GeralPós jogo: Coritiba 1 x 1 Palmeiras

Pós jogo: Coritiba 1 x 1 Palmeiras

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Verdão empata fora de casa e vira o maior campeão nacional! Palestra, Campeão da Copa do Brasil 2012.

Por Thiago Gomes

Emocionante e fora do comum. Com o grito entalado, Verdão empata fora de casa e levanta a taça de Campeão da Copa do Brasil 2012 na casa do Coritiba, em Curitiba. Felipão, Marcos Assunção e todos os jogadores comemoraram bastante a taça. Em São Paulo, a noite foi pequena para a apaixonada torcida palmeirense, que comemorou até altas horas da madrugada o título de maior campeão do Brasil.

O Palmeiras passou um grande período sem títulos de expressão. A culpa, basicamente, foi da atrapalhada política do clube, que não permitiu um crescimento efetivo. Desde que chegou, Felipão tinha conquistado somente uma vaga na semifinal da Copa Sulamericana, e acabou sucumbindo diante do Goiás. Após isso, o Verdão enfrentou alguns fracassos, como até mesmo a goleada impressionante para o Coritiba, ano passado, por 6 a 0.

O fantasma que assolava o Palmeiras, passou. O torcedor, que não comemorou quase nada nesta década, agora pode soltar a sua voz. O time de Palestra Itália venceu mais um título nacional e, com isso, se tornou o maior campeão de todos os tempos. Todos os títulos com a sua devida importância, mas o bi da Copa do Brasil tem uma parcela muito grande nessa hegemonia palestrina.

O jogo

A partida começou muito boa para o time da casa. Com mais de 30 mil torcedores empurrando e uma festa muito bonita, o Coritiba partiu para cima do Palmeiras que, à todo momento, foi muito inteligente na zaga. Aos poucos, o Verdão conseguiu equilibrar as ações e manter o controle da partida.

Aos 19 minutos, Assunção bateu falta perigosa e Betinho apareceu sozinho, livre. Mas o atacante palmeirense errou no arremate e perdeu grande chance.

Aos 28, Rafinha também perdeu grande chance após bobeada da zaga. A bola lambiscou a trave de Bruno. O lance à favor do Coritiba impulsionou a torcida, e o jogo equilibrou de novo.

O ponto negativo foi Daniel Carvalho. Sem a mínima condição de armar a equipe, o meia palmeirense sofreu bastante com o gramado pesado. Aliado ao peso, o jogador mal conseguiu armar uma única jogada. Muito pelo contrário: errou dois passes perigosos e tomou uma bela bronca de Assunção.

O primeiro tempo terminou empatado.

Na segunda etapa, o Verdão veio sem alteração. Percebendo que seu time estava apático, Marcelo Oliveira sacou Sérgio Manoel e colocou Lincoln. Aos 16 minutos, o meia sofreu falta perto da área. Ayrton bateu com perfeição e tirou as chances de defesa do goleiro Bruno: 1 a 0 Coritiba.

O Coritiba nem conseguiu comemorar por muito tempo: aos 20, Assunção bateu falta pela direita na área e Betinho desviou. A bola tocou a rede curitibana, para delírio dos palmeirenses no Brasil inteiro: 1 a 1.

Bastante contestado, Betinho foi ovacionado pela torcida. O atacante substituiu Barcos e conseguiu atingir o objetivo de ajudar o Verdão, marcando gol decisivo. Naquela altura, o Coritiba tinha 25 minutos para marcar três gols, e a missão se tornava quase impossível à medida que os minutos passavam.

Aos 40, a torcida da casa foi indo embora aos poucos, e a torcida do Verdão, sempre maravilhosa, cantou o hino do clube e o famoso cântico: “Ei, você aí…o porco já é bi, o porco já é bi”.

Aos 48, Sandro Meira Ricci apitou o final da partida, e o Palmeiras comemorou o título de Campeão da Copa do Brasil 2012. Com vaga garantida na Libertadores 2013, a diretoria já começa a pensar em reforços para a sequência do Brasileiro.

FICHA TÉCNICA

CORITIBA 1 X 1 PALMEIRAS

Local: Couto Pereira, Curitiba (PR)
Data/Hora: 11/07/2012 – 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (FIFA-DF)
Assistentes: Carlos Berkenbrok (FIFA-SC) e Alessandro Rocha de Mattos (FIFA-BA)

Renda e público: R$1.193.108,00/ 31.382 pagantes
Cartões amarelos: Rafinha, Lincoln e Lucas Mendes (CTB); Juninho, João Vítor, Artur e Marcos Assunção (PAL)
Cartão vermelho: Pereira (CTB)
GOLS: Ayrton, 16’/2ºT (1-0) e Betinho, 20’/2ºT (1-1)

CORITIBA: Vanderlei, Jonas (Ayrton, Intervalo), Pereira, Demerson e Lucas Mendes; Willian, Sergio Manoel (Lincoln, 14’/2ºT), Rafinha, Everton Ribeiro e Roberto (Anderson Aquino, 21’/2ºT); Everton Costa. Técnico: Marcelo Oliveira

PALMEIRAS: Bruno, Artur, Maurício Ramos, Thiago Heleno (Leandro Amaro, 37’/1ºT) e Juninho; Henrique, Marcos Assunção, João Vítor (Márcio Araújo, 29’/2ºT) e Daniel Carvalho (Luan, 11’/2ºT); Mazinho e Betinho. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

 

+ Palmeiras