Primeiro título Mundial da história do futebol comemora 60 anos neste 22 de julho.

O Palmeiras resgatou a honra e a dignidade do futebol brasileiro naquele 22 de julho de 1951. O Maracanã, abarrotado de torcedores, assistiu a primeira grande final de um Campeonato Mundial Interclubes. E os expectadores, emocionados, comemoram como nunca o título Mundial do Palmeiras. O empate diante da Juventus de Turim, em 2 a 2, deu ao Palmeiras (que nove anos atrás era Palestra Itália, e foi forçado para mudar de nome) o rótulo de melhor equipe do planeta.

Um ano antes, em 1950, o Brasil sucumbiu diante do Uruguai na final da Copa do Mundo. O Maracanã recebeu uma de suas maiores lotações para a partida e, no final, todos acabaram tristes com a derrocada. Os organizadores do futebol mundial, na época, ficaram bastante preocupados com o futuro do futebol brasileiro. Afinal, o baque de perder uma Copa, dentro de casa, para um dos maiores rivais, não seria tão fácil de digerir. Com isso, foi criado o primeiro Campeonato Mundial de Clubes.

Veja também: Especial da Copa Rio de 1951 no site oficial do Palmeiras.

Disputaram com a camisa palestrina os seguintes jogadores: goleiros Oberdan e Fábio Crippa, pelos zagueiros Salvador, José Sarno, Juvenal e Waldemar Fiúme, pelos meias Aquiles, Canhotinho, Dema, Jair da Rosa Pinto, Lima, Luiz Villa, Rodrigues, Richard e Túlio, e pelos atacantes Liminha e Ponce de Léon. O time era treinado por Ventura Cambon.

Na primeira fase, de grupos, o Palmeiras se classificou, enfrentando Olympique de Nice-FRA, Juventus-ITA e Estrela Vermelha-IUG. As duas melhores equipes estavam automaticamente na semifinal. A Juventus também se classificou e, posteriormente, eliminou o Áustria Viena, chegando à final.

Já o Palmeiras bateu o Vasco na primeira semifinal, por 2 a 1. Na segunda partida, empate em 0 a 0. Estava classificado para a final, enfrentando a temida equipe italiana.

Para averiguar o Campeão, foram disputadas duas partidas: uma em SP e outra no RJ. Em São Paulo, no Pacaembú, em 18 de julho daquele ano, o Verdão bateu a Juventus por 1 a 0. A vitória serviu para tirar a imagem da goleada sofrida na primeira fase, por 4 a 0, diante dos italianos.

No dia 22 de julho de 1951, a grande final aconteceu no Maracanã. Mais de 100 mil pessoas estavam presentes no estádio, acompanhando a partida. O empate por 2 a 2 deu ao Palmeiras o primeiro título Mundial da história. No retorno para São Paulo, mais de um milhão de pessoas receberam os jogadores pelas ruas, com gritos enlouquecidos de “Campeão do Mundo”.

Dentre tantas outras histórias que nosso clube protagonizou, a do Mundial de 1951 é a que mais continua emocionando torcedores palestrinos até os dias de hoje. O reconhecimento da Fifa, ainda não homologado, não faz diferença alguma para o torcedor: os fatos e as narrativas se encarregam de reconhecer o Palmeiras como Primeiro Campeão Mundial de todos os tempos.

Ficha técnica da Final:

22/7/1951 Juventus-ITA 2×2 Palmeiras
Estádio Maracanã
Juiz: Gaby Tordjan
Renda: Cr$ 2.783.190,00
Gols: Praest, Karl Hansen (JUV); Rodrigues, Liminha (PAL)
Juventus: Viola, Bertucceli, Manente, Mari, Parola, Bizzoto, Muccinelli, Karl Hansen, Boniperti, Johan Hansen, Praest.
Palmeiras: Fabio, Salvador, Juvenal, Tullio, Luiz Villa, Dema, Lima, Ponce de Leon (Canhotinho), Liminha, Jair Rosa Pinto, Rodrigues. Técnico: Ventura Cambon

Elenco completo:

AQUILES
Nome Completo: Aquiles dos Reis
Posição: Atacante

CANHOTINHO
Nome Completo: Milton de Medeiros
Posição: Atacante

DEMA
Nome Completo: Ademar Lucazechi
Posição: Meio-Campo

FÁBIO
Nome Completo: Fábio Crippa
Posição: Goleiro

GÉRSIO
Nome Completo: Gérsio Passadore
Posição: Meio-Campo

INOCÊNCIO
Nome Completo: Antônio Inocêncio Perissinoto
Posição: Goleiro

JAIR DA ROSA PINTO
Nome Completo: Jair da Rosa Pinto
Posição: Meia

JUVENAL
Nome Completo: Juvenal Amarijo
Posição: Zagueiro

LIMA
Nome Completo: Eduardo Jorge de Lima
Posição: Meia/Atacante

LIMINHA
Nome Completo: Oswaldo Lima Moreira
Posição: Atacante

LUIZ VILLA
Nome Completo: Atmio Luiz Villa
Posição: Meio-Campo

OBERDAN
Nome Completo: Oberdan Cattani
Posição: Goleiro

PALANTE
Nome Completo: Osvaldo Palante
Posição: Zagueiro

PONCE DE LEON
Nome completo: Norival Cabral Ponce de León
Posição: Meio-Campo e Centroavante

RICHARD
Nome Completo: Richard Petrocelli
Posição: Atacante

RODRIGUES
Nome Completo: Francisco Rodrigues
Posição: Atacante

SALVADOR
Nome Completo: Salvador Cardelli Filho
Posição: Zagueiro

SARNO
Nome Completo: Francisco José Sarno Matarazzo
Posição: Zagueiro

TÚLLIO
Nome Completo: Artur Affini
Posição: Meio-Campo

WALDEMAR FIÚME
Nome Completo: Waldemar Fiúme
Posição: Meio-Campo/Zagueiro/Atacante

VENTURA CAMBON
Treinador

Comentários

comentários