Reconhecimento chega dias antes do Palmeiras completar 100 anos.

Medalha comemorativa do Mundial de 1951.

Joseph Blatter, presidente da FIFA, antecipou que o Palmeiras deve ser reconhecido como Campeão Mundial de 1951. O dirigente deu entrevista para o jornal Estado de S.Paulo e confirmou que o Alviverde receberá um certificado de confirmação do título.

“O Palmeiras, naquela época, foi o campeão do mundo de clubes. Naquela época (anos 50), eles foram os campeões. Vamos dar um certificado para todos os campeões. Agora, temos um campeão a cada ano,” disse.

O anúncio, no entanto, irritou o comitê de comunicação da entidade, que visava anunciar a confirmação durante a semana. Blatter confirmou também que o título não será reconhecido como oficial da FIFA, mas como um título mundial da época.

Várias diretorias tentaram o reconhecimento. O ex-presidente Mustafá Contursi foi o pioneiro na tentativa, mas não conseguiu. Marco Polo Del Nero, futuro presidente da CBF, ratificou a importância do reconhecimento para Blatter, que assim o fez.

Na próxima semana, o Palmeiras deverá receber documento da FIFA oficializando o título. Segundo informações, o reconhecimento será anunciado no banquete de aniversário do clube, que acontecerá dia 26 no Citibank Hall.