Em dia festivo aos torcedores alviverdes, o Palmeiras saiu na frente do Corinthians e jogou melhor, mas deixou escapar a vitória no fim e empatou pelo placar de 1 a 1, no dérbi paulista válido pela 31ª rodada do Brasileirão.

Mais cedo, a torcida palestrina também celebrou a abertura do Allianz Parque, nova casa do Verdão, para o jogo festivo dos ídolos alviverdes de todos os tempos. Além disso, a equipe sub-17 do Verdão venceu o Corinthians pelo placar de 3 a 1, no confronto de ida válido pelas quartas de final do Campeonato Paulista da categoria.

No início muito truncado, as duas equipes protagonizaram fortes lances de dividida e o jogo pecou em técnica. No entanto, na metade da primeira etapa, Henrique, artilheiro do Brasileirão, tratou de deixar a sua marca ante ao Corinthians e chegou a quinze gols na disputa da artilharia da competição. Com o gol, o Palmeiras dominou as ações do jogo ao longo da primeira parte do certame.

Para o segundo tempo, a equipe palestrina buscou priorizar a marcação forte ante ao adversário e visou os contra-ataques. Com as mexidas de Dorival, o time ganhou sangue novo no meio de campo e desfalcou o sistema de criação corinthiano. No entanto, novamente com cinco minutos de acréscimo, já no fim do certame, os rivais empataram o duelo e deram números finais ao jogo predominantemente favorável ao Palmeiras.

O Verdão voltará a campo no próximo domingo (2), às 20h, contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogo

Muito disputado, o dérbi paulista começou truncado – com divididas fortes no meio-campo – e pouca criatividade para ambos os lados. Os vinte primeiros minutos do clássico causaram apreensão aos palmeirenses: Valdivia dividiu com Elias e levou a pior, mas foi atendido rapidamente e voltou ao gramado sem algum indício de lesão grave.

No entanto, o Mago continuou a mancar em campo e, com esta condição do chileno, Dorival Júnior colocou, por precaução, Mouche e Bernardo no aquecimento.

Quando o adversário buscava pressionar o Verdão no campo de defesa, a equipe palestrina chegou perigosamente ao ataque: aos 25 minutos, Wesley chutou rasteiro para dentro da área e Henrique, artilheiro do Brasileirão, por trás da zaga corinthiana, abriu o placar do Pacaembu, levando o Pacaembu ao delírio (Palmeiras 1×0 Corinthians).

Após o tento, o Palmeiras buscou cadenciar a partida e esfriar as respostas do rival. Até então, a retaguarda palestrina não permitiu periculosidade nos ataques corinthianos.

Aos 34, a resposta alviverde veio em contr

a-ataque rápido entre Valdivia e Juninho, mas o lateral chutou a bola para fora. Quatro minutos depois, em cobrança de falta para dentro da área, Tobio subiu mais que os defensores do adversário e quase ampliou para o Verdão, tirando tinta do poste direito de Cássio.

A vantagem colocou o Palmeiras como superior nos minutos finais, principalmente nos desarmes na retaguarda. O último lance de perigo do Verdão na primeira etapa veio com Henrique, mas o centroavante cabeceou por cima do gol.

Não muito diferente da primeira parte do jogo, o segundo tempo também começou truncado. No entanto, apesar da pressão exercida pelo adversário, a equipe palestrina continuava a levar a melhor nos contra-ataques: aos 6, após avanço e cruzamento pela direita, João Pedro mirou Wesley, mas o volante alviverde não alcançou a bola e perdeu grande oportunidade de ampliar o placar para o Palmeiras.

O sistema de ataque corinthiano tinha muitas dificuldades para invadir a defesa do Palmeiras, apostando muito nos cruzamentos e lançamentos diretos. Bem postado atrás, o alviverde adotou os contra-golpes como medida de ataque: aos 20, após cobrança de falta na área, Mazinho botou na cabeça de Valdivia, mas o Mago cabeceou por cima.

Dorival Júnior efetuou a primeira alteração no Palmeiras somente aos 27 minutos: visando dar gás novo ao ataque alviverde, Diogo entrou no lugar de Mazinho, que saiu aplaudido de campo.

Três minutos após a substituição, brilhou a estrela de Fernando Prass: após finalização de Luciano, o arqueiro alviverde fez linda defesa no contrapé. Na sobra, a zaga afastou o perigo.

E o Palmeiras, na proposta adotada até aqui, levava perigo quando chegava ao gol de Cássio: aos 36, após ganhar de Gil, Wesley bateu de fora da área e a bola explodiu no poste direito do arqueiro adversário, levantando a torcida alviverde no Pacaembu.

Aos 42, Dorival promoveu suas duas últimas alterações: Wesley e Valdivia deram lugar a Washington e Felipe Menezes, respectivamente.

Dois minutos depois, após rebatida da zaga alviverde, Danilo empatou para os visitantes (Palmeiras 1×1 Corinthians).

Já nos acréscimos, o alviverde não desistiu do embate e buscou o segundo gol: aos 47, no último ataque perigoso, após lindo cruzamento de João Pedro, Diogo cabeceou no travessão e quase ampliou o placar. No entanto, o dérbi paulista terminou empatado.

 

Escalação: Fernando Prass; João Pedro, Nathan, Tobio e Juninho; Marcelo Oliveira, Victor Luis, Wesley (Washington), Mazinho (Diogo) e Valdivia (Felipe Menezes); Henrique.
Cartões Amarelos: Marcelo Oliveira, Nathan, Henrique, Juninho e Washington

Gols:
Palmeiras: Henrique (25’ – 1º Tempo)
Corinthians: Danilo (45’ – 2º Tempo)

 


Fonte: Site Oficial