GeralPalmeiras e Corinthians estão em alta, mas dérbi desperta alguns temores

Palmeiras e Corinthians estão em alta, mas dérbi desperta alguns temores

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Há mais coisas em jogo do que valiosos três pontos, neste domingo, no Allianz Parque.

Palmeiras e Corinthians chegam em ascensão e se enfrentam pela quarta vez na temporada, sendo a segunda pelo Campeonato Brasileiro, com a chance de deixar temores para trás. É nisso que estarão concentrados jogadores importantes como Dudu e Gabriel Jesus, para o time da casa, ou Renato Augusto e Jadson, nos visitantes.

Veja o caso do líder Corinthians, por exemplo. São 14 partidas de invencibilidade. Além da melhor defesa, como se tornou tradicional, a equipe de Tite também é nesse momento o terceiro melhor ataque e pode subir em caso de vitória no clássico. É aí que reside o maior problema da campanha quase irretocável dos corintianos: nos confrontos com os rivais, o aproveitamento é de 11%. É um índice pior que do lanterna Vasco.

O Palmeiras que sonha em alcançar e não deixar mais o G-4 não tem esse tipo de problema. Ganhou todos os clássicos com autoridade. Mas a sexta posição indica que há algo errado para quem mais contrata no País. A maior lacuna da campanha palmeirense está nos confrontos de topo da tabela, como sugere a agenda deste domingo. Nos cinco jogos diante de Corinthians, Atlético-MG, Grêmio e Atlético-PR, o desempenho foi de rebaixado: 26%.

Como tem o elenco mais numeroso, Marcelo Oliveira muda as peças de seu time. Derrotado pelo Goiás no meio de semana, o treinador identificou problemas defensivos em João Pedro e Egídio, que devem ser substituídos pelos experientes Lucas e Zé Roberto. Com um ataque que funciona, o treinador bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro quer um time mais seguro. Marcelo faz seu primeiro dérbi sem ter 100% de convicção apesar dos 25 contratados.

Tite vive situação exatamente oposta. Até pela falta de opções graças a um mercado nulo, o treinador corintiano desenhou uma equipe durante a competição e só mexe por conta dos desfalques. Para tentar vencer um clássico depois de oito duelos em jejum, ele definiu quem entra nos lugares de Elias, Bruno Henrique e Uendel. Os eleitos são Ralf, Marciel e Guilherme Arana.

Esses dois últimos, por sinal, estreiam em clássicos com a camisa do clube em que foram promovidos desde as categorias de base. Marciel está em alta pelo golaço marcado com 4min de jogo diante do Fluminense, mas há outro jovem candidato a artilheiro do dérbi. É Gabriel Jesus, o nome da moda no Allianz Parque e que será titular contra o Corinthians pela primeira vez.

Retrospecto em jogo

O dérbi acontece pela 45ª vez pelo Brasileiro sob grande equilíbrio. Entre 1971 e 2015, cada equipe venceu o duelo 14 vezes e o empate foi o resultado mais frequente, ocorrendo em 16 oportunidades. No primeiro turno, o Palmeiras venceu por 2 a 0. Foi o único resultado que impediu os corintianos de alcançarem uma campanha perfeita como mandante.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS x CORINTHIANS

Data e hora: 06/09/2015, às 16h (horário de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Rogério Pablos Zanardo (Asp Fifa-SP)
Transmissão: Premiere, Globo e Band

PALMEIRAS
Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos (Amaral) e Arouca; Dudu, Robinho e Gabriel Jesus; Lucas Barrios. Treinador: Marcelo Oliveira

CORINTHIANS
Cássio; Fagner, Felipe, Gil e Guilherme Arana; Ralf; Jadson, Marciel, Renato Augusto e Malcom; Vagner Love.
Treinador: Tite

Fonte: UOL

+ Palmeiras