O dia 27 de abril está marcado para sempre na história da Sociedade Esportiva Palmeiras e também do antigo Palestra Itália (Parque Antárctica). Foi nesta data, há exatos 100 anos atrás, que o clube comprou o terreno do antigo Estádio Palestra Itália, onde hoje é o Allianz Parque.

Desde a sua fundação em 1914, dirigentes do Palestra discutiam a possibilidade de adquirir um local próprio para treinar e jogar. Com recursos precários e muitos obstáculos, aos poucos o que era sonho foi se tornando realidade. E uma grande realidade.

Onde hoje é o estádio, existiam alguns campos de futebol e o Palestra locava um deles. Até então, a equipe também treinava em um campo na Rua Major Maragliano, na Vila Mariana. Era um espaço locado e um pouco reduzido. O grande sonho era comprar onde hoje é o atual Allianz Parque.

Mudança para a Mooca e possibilidade eminente

A Companhia Antarctica Paulista, dona do terreno, confirmou que se mudaria em pouco tempo para o bairro da Mooca, na Zona Leste. A informação gerou ainda mais expectativa nos dirigentes do Palestra. Mas o valor pedido era totalmente fora da realidade na época: 500 contos de réis.

Outro problema encontrado: parte do terreno estava locado para uma vertente do América Footbal Club, do Rio de Janeiro. Seria necessário negociar a saída dos cariocas caso a venda fosse concretizada.

João Evangelista Belfort Duarte, presidente do América, autorizou a compra e iniciou o processo de saída do local. E foi a partir daí que dirigentes palestrinos se reuniram e discutiram a possibilidade de finalmente comprar o espaço. Em 31 de março de 2020, após reunião na sede, o início das negociações foi aprovado por conselheiros e diretores, que também reuniram recursos financeiros para obtenção da propriedade. Davide Picchetti, Enrico De Martino, Luigi Rocco, Americo Giorgetti, Angelo Cristofaro e Vasco Stella Farinello foram os responsáveis pelo complexo estudo da compra.

Em 23 de abril de 1920, aconteceu Assembleia Extraordinária e a minuta contratual foi aprovada. Houve uma grande festa e grande comemoração. Cada vez mais o sonho de ter sua própria casa estava mais perto da realidade.

27 de abril: o dia da compra

Eis que o grande dia surgiu. Em 27 de abril, escritura pública lavrada no décimo primeiro cartório da capital registrou a compra do terreno por parte do Palestra Itália. Ficou acordado que o clube pagaria 500 contos de réis, conforme pedido pela Companhia Antarctica. 250 foram pagos na hora e os outros 250 parcelados em duas vezes.

Dificuldade e venda de parte do Parque Antarctica

A primeira parcela foi paga em cheque e teve até certa facilidade na quitação. Já a segunda parcela exigiu certo esforço financeiro por parte do Palestra Itália. A terceira, porém, pesou bastante. A saída encontrada foi vender parte do terreno para o Conde Matarazzo, que aceitou na hora. Esse terreno contempla onde é hoje o Shopping Bourbon, vizinho ao Allianz Parque e ao clube social. (OBS: se não tivesse vendido essa parte do espaço, o Palmeiras teria hoje o quarteirão inteiro da Rua Palestra Itália).

Vitória do Palestra Itália no primeiro jogo

Como dono do Parque Antarctica, o Palestra enfiou 7 a 0 no Mackenzie, clube que não existe mais no futebol. A partida foi datada em 16 de maio de 1920 pelo Campeonato Paulista.

Em 1922, outra data histórica! Foi no Palestra Itália que a Seleção Brasileira jogou pela primeira vez fora do Rio de Janeiro. No cercado palestrino, os brasileiros venceram a Argentina pelo placar de 2 a 1.

Crescimento do Estádio e evolução constante

Foram realizadas diversas melhorias ao longo dos anos. E, em 2014, o Allianz Parque tomou o lugar do antigo Palestra, que tanto participou da história do Palmeiras. O local ficou fechado por seis anos para a construção da arena que, atualmente, é referência mundial e considerada uma das mais modernas de toda a América Latina.

Números do Palmeiras no antigo estádio Palestra Italia:
1065 vitórias
317 empates
188 derrotas
3693 gols marcados
1485 gols sofridos
Quem mais jogou: Marcos (212 partidas)
Artilheiro: Heitor (175 gols)
Recorde de público: 40.283 pessoas em Palmeiras 1×0 XV de Piracicaba (18/8/1976)

Números do Palmeiras no Allianz Parque:
103 vitórias
28 empates
24 derrotas
285 gols marcados
117 gols sofridos
Quem mais jogou: Dudu (127 partidas)
Artilheiro: Dudu (33 gols)
Maior público: 41.256 pessoas em Palmeiras 3×2 Vitória (2/12/2018)

LEIA MAIS:
Deyverson revela vontade e não deve retornar mais para o Palmeiras
Palmeiras tem cinco centroavantes emprestados; Nenhum deve voltar
Palmeiras: Eduardo Baptista revela detalhes da Batalha de Montevidéu