Dirigentes de Athletico-PR, Bahia, Ceará, Coritiba, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos se reuniram com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto. O objetivo do encontro foi discutir a mudança de regras do sistema de transmissão das partidas de futebol.

A conversa perdurou até o começo da tarde e não estava na agenda do presidente. Os clubes concordaram com a alteração na forma da negociação dos direitos de transmissão e entenderam a validade da Medida Provisória 984.

Galiotte propôs a reunião

Segundo informações de bastidores, foi o presidente do Palmeiras que propôs a reunião. Entender os efeitos imediatos da alteração do artigo 42 da Lei Pelé deve mudar alguns paradigmas. O dirigente também questionou como ficará os contratos em vigência. Sem receber pagamentos da Turner, que enfrenta grave crise financeira e deixou de apostar no futebol nacional, os clubes buscarão reparação na justiça.

Medida Provisória passará por votação

A MP tem validade até 17 de agosto e pode ser prorrogada até 16 de outubro. Tanto Galiotte quanto os outros representantes de clubes tem conversas agendadas com Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, e Davi Alcolumbre, presidente do Senado.

Os órgãos ainda debatem quem será o relator do assunto. Se não for apreciado em 45 dias, o documento trava a pauta da Câmara que estiver em análise.

Diversas alterações devem ser feitas no texto original.