O Palmeiras vem de anos com uma das melhores defesas do futebol brasileiro. Desde 2016 com Vitor Hugo e Mina, até os dias de hoje com Gustavo Gómez, Felipe Melo, ou Luan e Vitor Hugo. No entanto, algo não está encaixando muito bem no Campeonato Brasileiro em 2020.

Isso porque o Verdão já foi vazado em oito dos 10 jogos na competição. Até aqui, a equipe não sofreu gol apenas para o Athletico Paranaense, na Arena da Baixada, e diante do Corinthians, na Neo Quimica Arena.

Mesmo em jogos contra Goiás e Sport, no Allianz Parque, o time de Luxemburgo sofreu gols. O que resulta em muitos empates até mesmo na temporada. Ao todo são 12 em 29 jogos. Quase o mesmo número de vitórias, 15.

Apesar da baixa média de gols sofridos, 1,6 por jogo, o Palmeiras tem muitas dificuldades em segurar um resultado ao abrir o placar, o que não é costumeiro nos últimos anos. Grandes exemplos são as partidas contra o Corinthians, na final do Campeonato Paulista, na estreia do Brasileirão contra o Fluminense, no Maracanã, diante do Goiás, no Allianz Parque, além da partida frente ao Bahia e Sport.

Isso pode ser consequência de um time pragmático e apenas objetivo: ao conseguir um bom resultado parcial, tenta administra-lo e sofre no fim. O ataque já não é dos melhores, com média de apenas 1,4 gol por jogo. Então, ao não fazer a diferença lá na frente, sofre com uma defesa que ultimamente não está sendo muito segura.

Desde a final do Campeonato Paulista, o Verdão sofreu 11 gols em 12 jogos. Mesmo com ótimas atuações de Gustavo Gómez, jogador mais regular do clube, a defesa não vem passando muita segurança.

É mais um detalhe a ser corrigido por Vanderlei Luxemburgo.