A pandemia do novo coronavírus não está dando trégua no Brasil. Em São Paulo, os hospitais estão lotados e o risco de colapso já é iminente. Diante disso, Mario Luiz Sarrubbo, Procurador Geral da Justiça, recomendou ao governador João Doria que suspenda jogos de futebol, missas e qualquer evento que provoque aglomeração.

A medida valeria apenas para a Fase Vermelha. O documento foi emitido nesta terça-feira. Após receber, o Governo de São Paulo respondeu que está seguindo os protocolos e que busca entender com especialistas quais serão as próximas etapas.

“Todos os protocolos vigentes foram validados pelo Centro de Contingência e pela Vigilância Sanitária Estadual, baseados em critérios técnicos e de saúde, e podem ser ajustados mediante parecer e recomendação dos especialistas e autoridades sanitárias”.

Sarrubbo explica os motivos do texto e aponta a fase vermelha como alerta geral por conta da doença.

“Diferentemente do atendimento, assistência ou visita particular e individual, cultos, missas e outros eventos religiosos de caráter coletivo, mesmo observados os protocolos sanitários, podem gerar aglomeração incompatível com o atual estágio da pandemia, em que todo o Estado de São Paulo está classificado na fase vermelha, colocando em risco a saúde e a vida dos participantes”, apontou o documento.

No começo de março, João Doria assinou decreto que colocou igrejas e missas como essenciais. Sendo assim tais eventos não tem necessidade de fechar mesmo na Fase Vermelha.

O Campeonato Paulista começa para o Palmeiras nesta quinta-feira. O Verdão encara o São Caetano pela segunda rodada.