GeralSete anos de Allianz Parque: como a vida do Palmeiras mudou

Sete anos de Allianz Parque: como a vida do Palmeiras mudou

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Hoje, 19 de novembro de 2021, é um dia importante para o Palmeiras e para a torcida. Há sete anos atrás, o Allianz Parque era inaugurado no ano do centenário do clube. Na ocasião, a partida foi uma derrota por 2 x 0 para o Sport. Ananias, falecido no acidente aéreo da Chapecoense, em 2016, foi o autor do primeiro gol da arena. Patrick marcou o segundo.

Foi uma verdadeira tristeza. Um dia marcado por muita festa e alegria que terminou com raiva e protesto. Como todos lembram, aquele era pra ser um ano especial, já que o clube completava 100 anos. Porém, tudo aconteceu de um jeito totalmente oposto.

Depois dessa partida, tivemos o confronto contra o Athlético-PR. Na ocasião, valia a nossa permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Vindo de um título da segundona no ano anterior, seria um vexame histórico cair de novo e, pior ainda, no novo estádio.

Henrique Dourado foi o primeiro atleta do Alviverde a marcar na arena, de penalti. Contudo, não conseguimos vencer a partida. Ficamos no 1 x 1 e, como consequência, dependemos do jogo Vitória x Santos. Nosso rival ganhou e nos livrou do pesadelo. Tudo bem que o empate já era suficiente. Mas já pararam pra pensar que eles poderiam ter “facilitado” para o time Baiano?

Bom, falado sobre o início ruim, vamos relembrar as coisas boas, né? 2015 foi o início da nossa retomada. Aquele título da Copa do Brasil foi histórico. Os jogos que ficaram mais marcados foram, sem dúvida, contra o Fluminense, na semifinal, e Santos, na decisão.

Ambos foram decididos nas penalidades. Contra o time do Rio de Janeiro, tivemos o Allione como “heroí”, já que ele foi o autor da última cobrança. Na finalíssima, aquele gol de Fernando Prass nos permitiu comemorar pela 3ª vez a competição. A provocação em cima de Ricardo Oliveira também marcou, sendo um desabafo por parte do elenco.

Em 2016, após 22 anos, o Palmeiras voltou a conquistar o Brasileirão. A vitória por 1 x 0 em cima da Chapecoense nos tirou daquela fila que incomodava há muito tempo . Três dias depois, tivemos o acidente com avião do nosso adversário. Triste e dolorosa lembrança.

E não para por ai. Em 2018, mais um título nacional. Com um turno inteiro, o time comandado por Luiz Felipe Scolari levantou mais uma taça. O titulo foi confirmado fora, contra o Vasco. Entretanto, o troféu foi levantado aqui, no jogo contra o Vitória, onde vencemos por 3 x 2.

E o Paulistão de 2020 também está na lista. E justamente contra o Corinthians, que aprontou com nós em 2018. Fomos felizes e devolvemos o troco, mostrando que nós que mandamos na nossa arena.

Não podemos esquecer da Copa do Brasil de 2020. Uma decisão super importante contra o Grêmio. Talvez, uma das melhores atuações do clube foi justamente nesse jogo de volta, contra o time Gaúcho. Com gols de Gabriel Menino e Wesley, o 4º título veio para nós. Prêmio para Abel Ferreira, que chegou e já ganhou a taça. Pena que a Libertadores foi no Rio de Janeiro.

É óbvio que tivemos resultados ruins nesse meio tempo. A derrota para o próprio rival no Paulista, a eliminação para o Barcelona-EQU. Enfim, aconteceram momentos negativos. Mesmo assim, nada apaga a bela história construída no estádio. Allianz Parque, mas que também pode ser chamado de Palestra Itália. Esse nome não dá para apagar.

+ Siga o Palmeiras Online no Twitter
+ Siga o Palmeiras Online no Facebook
+ Inscreva-se no canal Palmeiras Online no Youtube
+ Ouça o PodCast do Palmeiras Online

+ Participe do canal do Palmeiras Online no Telegram

+ Palmeiras