FutebolCategorias de BaseO projeto do Palmeiras para as categorias de base

O projeto do Palmeiras para as categorias de base

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Apesar de ser dono de academias de futebol, o Palmeiras nem sempre teve reconhecimento como um bom revelador de jogadores.

Porém, nos últimos anos os responsáveis pela gestão do clube vêm dando uma maior atenção às categorias e plantando sementes com alta chance de dar frutos.

Um símbolo dessa virada de paradigma talvez tenha sido Gabriel Jesus, que ganhou uma maior visibilidade em 2014 no Sub-20, foi campeão no profissional e teve uma grande venda.

Importante dizer que esse é um investimento a longo prazo, os jogadores não vêm prontos, mas na verdade são observados por olheiros e trazidos como diamantes que quando lapidados, podem dar bons resultados ao Palmeiras.

Esse resultado pode vir de mais de uma forma, como por exemplo com conquistas pelo próprio clube ou como dinheiro por grandes vendas. Desde a geração de Gabriel Jesus, abriu-se uma porteira, apontaram-se holofotes e o Palmeiras passou a ter mais e mais destaque em todas as categorias de base.

Técnicos como Luxemburgo e Abel Ferreira, que dão espaços para lançar garotos da base no momento certo, são essenciais nesse projeto.

O Palmeiras recentemente celebrou o primeiro contrato profissional de Luís Guilherme, jovem de 16 anos e também conta os dias para fazer o mesmo com Endrick, de 15 anos.

Ambos são peças fundamentais ainda da próxima geração de revelações, mas a diretoria já está se precavendo, a fim de manter eles no elenco, para que amadureçam e só sejam vendidos no momento certo.

Caso isso ocorra e os jogadores despontem, o Palmeiras terá um lucro absurdo só com a venda desses dois atletas, aumentando ainda mais a estrutura do clube. Essa política do Palmeiras auxilia inclusive os jogadores, impedindo que tenham uma saída precoce e sejam queimados por isso.

Já no time titular atual o Palmeiras conta com Danilo, Gabriel Menino, Naves, Fabinho e companhia. Todos frutos das categorias de base do alviverde.

Estes jogadores, conhecidos como crias da academia, estarão disponíveis para o técnico Abel Ferreira no próximo jogo do Palmeiras, contra o Atlético-GO, nesta quinta-feira (16), às 18h no Allianz Parque.

+ Scarpa segue no Palmeiras? Diretoria define futuro e próximos passos

+ Palmeiras