FutebolOpinião: Gustavo Gómez como lateral do Palmeiras não é a melhor alternativa

Opinião: Gustavo Gómez como lateral do Palmeiras não é a melhor alternativa

No último jogo do Palmeiras contra o Atlético Goianiense, quinta-feira (16), Abel Ferreira optou por escalar três zagueiros, já que Marcos Rocha estava lesionado e Mayke estava voltando de lesão. O técnico português tinha ainda Garcia disponível, porem optou por improvisar Gustavo Gómez na direita.

Na teoria, antes da bola rolar, se imaginava ou três zagueiros com algum ponta virando ala, ou algum dos três zagueiros (Luan, Murilo ou Gómez) improvisado como lateral direito. Na prática, se viu de tudo um pouco, em certos momento o defensor paraguaio se posicionou como um lateral, mas em outros, ele voltou a ser o terceiro zagueiro e deixou Dudu como um ponta/ala direito.

Essa indefinição prejudicou o sistema defensivo do Palmeiras, já que causava confusão, principalmente para o capitão do Palmeiras, e nem sempre Dudu estava por lá para acompanhar os atacantes feito um lateral também. Com as bolas nos pés, a coisa melhorou um pouco, já os três zagueiros conseguiam sair bem com a bola nos pés, entretanto, ainda se via muitos ataques pelo lado direito no 1º tempo, que encontravam dificuldades já que Dudu muitas vezes estava sem apoio nos lados do campo, dependendo sempre de algum meia chegar para jogar com ele.

Abel fez este teste, em um jogo que evidentemente era possível testar, já que mesmo com toda essa confusão o Atlético-GO não conseguiu ser efetivo o suficiente. Garcia estava no banco, mas o comandante preferiu não o colocar, talvez por entender que ele não está pronto ainda. Além disso, Mayke esteve no banco, mas claramente não estava bem o suficiente para jogar todo a partida, já que entrou só no 2º tempo.

Por fim, o fato de o zagueiro ter feito dois gols no 4 x 2, pode romantizar uma improvisação que deu errado e que pode sepultar o Palmeiras contra um adversário mais forte ou em um jogo de mata-mata.

O Palmeiras terá dois choques-rei seguidos no Morumbi, o primeiro na próxima segunda-feira (20) pelo Brasileirão e o segundo na quinta-feira (23), pela Copa do Brasil, assim, o torcedor espera ver Mayke recuperado para esses dois jogos.

+ Jorginho nega xenofobia contra Abel Ferreira, mas continua condenando o técnico do Palmeiras

+ Gabriel Veron ganha nova sequência no Palmeiras e assume papel importante no elenco

+ Palmeiras