ColunasEm Ceará x Palmeiras, Daronco não expulsou e nem deu falta em...

Em Ceará x Palmeiras, Daronco não expulsou e nem deu falta em cima do Dudu, mas tem explicação

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

O Palmeiras venceu o Ceará por 2×1, no sábado (30) na Arena Castelão, pela vigésima rodada do Campeonato Brasileiro 2022.

Apesar da vitória, a equipe palmeirense saiu insatisfeita com a atuação da arbitragem de Anderson Daronco, juiz da partida.

Ao final do jogo o Diretor de Futebol do Palmeiras, Anderson Barros, deu uma declaração muito forte para imprensa, cobrando mudanças drásticas e sérias na arbitragem brasileira. Barros se mostrou muito nervoso com os seguidos erros que vem acontecendo em jogos do Verdão.

Na declaração, Anderson Barros citou o inexplicável erro no jogo contra o São Paulo pela Copa do Brasil, depois o outro erro na partida contra o Internacional pelo Brasileirão e agora os erros no duelo contra o Ceará.

Para o dirigente alviverde e comissão técnica, Anderson Daronco fez uma “arbitragem extremamente complicada e delicada”, reforçou ainda as seguidas cobranças que o Palmeiras fez junto à CBF e sua Comissão de Arbitragem.

Barros destacou que os erros da partida contra o Ceará foram sem nenhum critério de arbitragem onde no lance da expulsão não foi marcada a falta sobre Dudu e o VAR teve que intervir, já no lance do suposto pênalti do Danilo sobre Vina do Ceará o VAR não pediu a revisão do lance para o juiz de campo.

No quadro De olho no VAR do Palmeiras Online, nós analisamos os três lances com atuações do VAR, conforme áudios disponibilizados pela CBF.

Apesar dos erros claros e evidentes do árbitro de vídeo ao pedir a revisão do pênalti cometido pelo Danilo no Vina, onde não há nenhuma ação faltosa do palmeirense. O Var também não auxiliou Daronco ao não marcar um pênalti cometido por Gustavo Gómez no primeiro tempo do jogo.

No entanto, o VAR atuou de forma correta no lance que resultou na marcação de falta e expulsão do Richarlison, jogador da equipe cearense após impedir um ataque do Palmeiras.

Daronco não marcou a falta nem tão pouco a expulsão porque estava muito distante do lance, que ocorreu em um contra-ataque palmeirense. No momento da infração, o árbitro estava no meio de campo enquanto a jogada acontecia na entrada da área do Ceará.

Com a visão prejudica e parcialmente encoberta, o árbitro entendeu que não houve ação faltosa, porém o VAR conseguiu identificar a situação irregular e assim orientou que Anderson Daronco fosse até o vídeo para rever o lance.

Assim que o lance foi revisto, o juiz mudou sua decisão e prontamente reconheceu que houve falta e que a infração era passível de expulsão, corrigindo um erro que ele havia cometido na sua avaliação do lance em campo.

Diante de todas as situações que houveram na partida, essa foi a que mais resumiu como o Árbitro de Vídeo deve atuar durante as partidas, corrigindo erros claros da arbitragem e revertendo marcações equivocadas.

Infelizmente não estão acontecendo essas ações na maioria dos casos, o que vem prejudicando cada vez mais o desempenho das equipes e também interferindo na qualidade das partidas do Brasileirão 2022.

Resta saber se, após novo posicionamento do Palmeiras e de outros clubes, a Comissão de Arbitragem da CBF tomará medidas concretas para melhorar o nível técnico dos árbitros brasileiros.

+ Palmeiras toma atitude financeira para não atrasar pagamentos

+ AO VIVO! Atlético-MG x Palmeiras: veja onde assistir ao confronto pela Libertadores

+ Palmeiras