FutebolNa dúvida, coloque um defensor! A estratégia do Palmeiras contra o Atlético-MG

Na dúvida, coloque um defensor! A estratégia do Palmeiras contra o Atlético-MG

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

O Palmeiras venceu o Atlético Mineiro na última quarta-feira (28) por 1 x 0, no Mineirão, e se mantém forte na liderança do Brasileirão 2022, aumentando a vantagem para o segundo colocado. O gol do Verdão foi marcado por Murilo, um defensor, o que era o mais provável devido a quantidade de defensores palestrinos em campo. 

Abel Ferreira, mais uma vez, teve que tirar um coelho da cartola para armar o Palmeiras nesta partida, isso porque tinha como desfalques Weverton, Gómez, Danilo, Zé Rafael, Gabriel Menino e Fabinho, os quatro últimos sendo todos da mesma posição.

Por isso, o técnico português arriscou ir com três zagueiros, Murilo, Kuscevic e Luan, além de escalar Piquerez e Marcos Rocha nas laterais, e Mayke fazendo uma linha mais à frente, ora como ponta, ora como meia. Com isso, havia apenas quatro jogadores em campo que não são considerados defensivos: Atuesta, Scarpa, Dudu e Rony.

Na verdade isso é, na prática, a ideia de Abel Ferreira que o jogo é coletivo e todos os jogadores participam tanto da fase defensiva, quanto da ofensiva, já que o Palmeiras é nutrido de muitos jogadores com boa qualidade com os pés e com inteligência para trabalhar a bola, independente da posição.

Era de se imaginar pela maneira do Atlético-MG jogar, pelo mando de campo e pelos desfalques, que o Palmeiras seria pressionado durante toda a partida e foi nessa condição que Abel armou o time comandado por João Martins, para saber sofrer e armar contra ataques. Lembrando que assim como o Galo, o Palmeiras teve mais chances além do gol marcado.

Por ter conseguido o tão buscado gol no 2º tempo, a comissão colocou mais dois defensores em campo: Gustavo Garcia e Jorge (nos lugares de Mayke e Atuesta) para fazerem funções do meio campo e jogarem juntos com Piquerez e Marcos Rocha, protegendo o lado de campo. Para fechar toda essa barreira, estava Lomba, que ainda assim teve que trabalhar e trabalhou muito bem, mantendo sua invencibilidade no clube.

O Palmeiras volta a campo na próxima segunda-feira (3), às 20h (horário de Brasília), contra o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

+ Diretor do Palmeiras se manifesta contra atuação da arbitragem em jogo diante o Atlético-MG

+ Palmeiras vence Atlético-MG e segue invicto fora de casa no Brasileirão

+ Palmeiras