FutebolAtenção, Endrick! Ex-Palmeiras faz alerta sobre carreira

Atenção, Endrick! Ex-Palmeiras faz alerta sobre carreira

Vinícius, que estreou com 16 anos, teve seu recorde quebrado por Endrick.

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Endrick estreou pelo Palmeiras com 16 anos, três meses e quatro dias, quebrando assim o recorde de jogador mais jovem a atuar pelo profissional do Verdão. A antiga marca era de Vinícius, atacante que hoje está no Goiás.

Vinícius estreou no Palmeiras contra o Rio Branco, pelo Campeonato Paulista, com 16 anos, 7 meses e 21 dias. Hoje, depois de 12 anos, viu uma nova joia surgir para quebrar seu recorde e concedeu entrevista à ESPN para abordar sobre o tema. O atacante citou a emoção ao jogar ao lado de ídolos, por exemplo, Marcos que estava no elenco.

LEIA MAIS > Em sua última semana no Palmeiras, Gustavo Scarpa se despede do Allianz Parque

No caso atual, Endrick tem a chance de conviver e aprender com ídolos da geração atual, como Dudu e Gustavo Gómez, tendo essa rotina uma maior repercussão hoje em dia devido às redes sociais. A parte ruim, para Vinícius, foi ter pulado etapas e não ter tido a experiência e maturidade necessária em alguns momentos.

“As maiores armadilhas são a empolgação e o glamour da fama, que são normais pela idade. Mas não vejo isso perto dele porque parece estar muito bem assessorado no Palmeiras. Aparece muita gente (falsa e interesseira), mas não apenas no futebol. Pelo que vejo é um moleque de boa cabeça e merece tudo de bom que está vivendo”.

Isso é o que a diretoria do Palmeiras tenta evitar em relação ao camisa 16 alviverde, tratando a joia com muito cuidado e com todos os processos levemente calculados desde o Sub-11. Segundo Vinícius, além dos “assédios” que pessoas públicas sofrem mais, do dinheiro e de possíveis más companhias, o atleta, quando é lançado jovem, muitas vezes vive em uma montanha russa de emoções.

Por isso pode reagir de uma forma pior do que deveria às críticas mais pesadas e negativas. O ex-Palmeiras revelou também acompanhar a carreira de Endrick e inclusive torceu para que ele quebrasse o seu recorde, pois sabe como é complicado atingir este patamar vindo de uma família mais humilde.

“Sei o quanto é difícil a nossa luta de vir de uma família humilde. Precisa matar um leão por dia. Um dia eu fui um sonhador e ele também tem esse sonho. Espero que possa fazer muitos gols, ganhe títulos e conquiste a torcida do Palmeiras.”

A dinâmica do futebol da base mudou

Vinícius comentou também que, em sua época, não haviam tantos campeonatos internacionais de categoria de base e que isso ajuda o jovem de hoje. Além disso, sua ascensão ao profissional foi bem mais repentina, já que se destacou em um treino com o time principal quando ainda estava no Sub-17 e, desde então, não atuou mais pela base, lançado por Antônio Carlos Zago.

Vale lembrar que o clube tinha outra estrutura e outras carências no elenco. Endrick já conseguiu três gols pelo profissional em cinco partidas disputadas, o que Vinícius só conseguiu em 2013, que, segundo o próprio jogador, foi o ano que teve mais destaque, sendo convocado para Seleção Sub-20. 

Em 2014, Vinícius foi emprestado ao Vitória e teve passagens por diversos clubes, como Capivariano, Ceará, Coritiba, Adanaspor (TUR), Chapecoense, Criciúma, Larissa (GRE) Náutico e Goiás. Em termos de participação em gols teve seu melhor ano no Náutico, em 2021, com 13 gols e 11 assistências.

LEIA MAIS > Palmeiras x América-MG – Prováveis escalações, onde assistir e arbitragem

Seja um apoiador do Palmeiras Online

Siga o Palmeiras Online no Twitter

Siga o Palmeiras Online no Facebook

Siga o Palmeiras Online no Instagram

Inscreva-se no canal do Palmeiras Online no Youtube

Ouça o podcast Palmeiras Online

+ Palmeiras