FutebolPaulistão: Palmeiras deve entrar com força máxima ou testar jogadores e formações?

Paulistão: Palmeiras deve entrar com força máxima ou testar jogadores e formações?

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

A temporada de 2022 terminou com o Palmeiras conquistando os títulos da Recopa Sul-Americana, do Campeonato Paulista e do Brasileirão. Agora, é hora de planejar a próxima temporada, que inicia no dia 15 de janeiro com a disputa do Paulistão. O elenco se reapresenta na Academia de Futebol para a pré-temporada no dia 2 de janeiro, após duas semanas de treinos remotos, dando o pontapé no ano de 2023.

Em 2022, com a disputa do Mundial de Clubes, Abel Ferreira deixou claro que o Paulistão não era prioridade do clube, mas acabou levando o título. Para este ano, a dúvida que fica é: Abel deve usar o estadual para testar jogadores da base e novas formações ou deve entrar com força máxima para retomar o ritmo e brigar de forma intensa pelo título?

Baseado na última temporada, ainda devido ao Mundial, o Palmeiras iniciou a pré temporada mais cedo que os outros clubes e teve um início de ano avassalador. Porém, o desgaste foi aparecendo ao longo das competições e o time apresentou sinais de cansaço, inclusive com jogadores sofrendo com problemas musculares, como Rony, Raphael Veiga e Piquerez, que tiveram lesões musculares na temporada.

Pensando na recuperação dos atletas, principalmente na parte mental, a comissão técnica decidiu por férias mais longas e, por isso, a reapresentação será somente no dia 2 de janeiro. Com uma base sólida e com renovações contratuais que demonstram a continuidade da espinha dorsal da equipe, além do retorno de Raphael Veiga e a ascensão de Endrick no time profissional, Abel Ferreira não terá grandes preocupações para montar o elenco de 2023. Com planos de aproveitar mais atletas da base, a comissão técnica deverá então dar minutos em campo para estes jogadores e os entrosarem com o elenco.

Aí entra o Paulistão. Apesar dos clássicos e da chance de iniciar a temporada com um título, o campeonato abre espaço para rodagem do elenco, dando espaço para jogadores que poderão ser aproveitados ao longo da temporada, levando em conta o calendário apertado e o alto número de jogos de diferentes competições.

No ataque, Giovani é cotado como um dos jogadores que poderão ganhar espaço no time profissional. No meio de campo, a saída de Gustavo Scarpa pode ser vista como oportunidade para jovens da base se destacarem e integrarem o elenco, como Jhon Jhon, que atingiu idade máxima para atuar nas categorias de base e deve iniciar a pré-temporada com o time principal.

Assim, o Campeonato Paulista pode ser utilizado para rodar o elenco e testar novas formações, além da utilização dos jogadores titulares. Mesclando clássicos e jogos diante de equipes menores, a competição abre espaço para as duas formações, sem perder a intensidade de jogo e brigando pelo título.

O Palmeiras estreia no Paulistão no dia 15 de janeiro, contra o São Bento. O primeiro clássico da temporada será contra o São Paulo, no dia 22.

+ Palmeiras toma decisão sobre Anderson Barros

+ Real Madrid, Barcelona e PSG pedem preferência por Endrick; Palmeiras responde

+ Palmeiras