FutebolCategorias de BaseJoão Paulo Sampaio celebra sucesso das categorias de base do Palmeiras em...

João Paulo Sampaio celebra sucesso das categorias de base do Palmeiras em 2022

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

As categorias de base do Palmeiras tiveram um ano mágico. As Crias da Academia conquistaram vários títulos em diversas categorias. Destaque para as taças inéditas da Copa São Paulo de Futebol Júnior e do Brasileirão Sub-17.

Coordenador da base do Verdão desde 2015, João Paulo Sampaio liderou um projeto que teve em 2022 uma temporada histórica. O dirigente concedeu entrevista ao Portal GE e comentou sobre o trabalho que consolidou o clube como referência na formação de atletas e que tem evoluído esportivamente nos últimos anos.

“Foi um ano de quebrar recordes devido aos títulos que o Palmeiras não tinha. Mas eu também fiquei feliz por quebrar esse recorde de ter o jogador mais jovem a estrear e fazer um gol pelo Palmeiras. A gente sabia que ia ter esse jogador. Gabriel Veron quase passa perto, e Endrick quebrou isso”, exaltou.

O atacante Endrick foi um dos maiores destaques da base palmeirense em 2022. Ele começou o ano eleito o craque da Copinha na campanha do título alviverde. Meses depois, venceu a Copa do Brasil Sub-17 e depois o Brasileirão Sub-20. Além disso, marcou gols em todas as finais que disputou.

No fim do ano, recebeu a merecida oportunidade na equipe principal do Palmeiras e conseguiu ter participação importante na reta final do Campeonato Brasileiro, marcando dois gols da vitória palmeirense por 3 a 1 contra o Athletico-PR.

LEIA MAIS > Real Madrid tem pressa e avança na contratação de Endrick; Reunião com Palmeiras já está marcada

Segundo João, o grande sucesso da base, com a presença de outros atletas jovens no time profissional, foi um fator fundamental para a adaptação de Endrick.

“Não foi o Endrick ser muito diferente do Veron ou de outro atleta. O Veron tinha acabado de ser o melhor jogador do mundo Sub-17 e estreou no fim de 2019. Antes o Palmeiras tinha vendido o Fernando e o Keno, e me perguntaram de jogador de velocidade e falei: “Eu tenho”. Um ano depois ele estreou. Mas a diferença foi que esses meninos que subiram em 2020 se consolidaram e começaram a vir naturalmente. Antes ia um ou outro e depois era vendido, o elenco era muito recheado e era mais difícil. Agora eles estão aproveitando, curtindo, porque quem começou foi bem e segurou bem”, explicou.

Com Endrick integrado ao profissional, a base palmeirense convive agora com expectativa em relação a outros dois jovens: Estêvão, de 15 anos, e Luis Guilherme, de 16 anos. Os dois, se estiverem nas melhores condições físicas, serão parte do plantel da Copinha em 2023.

LEIA MAIS > De olho na Copa! Após 20 anos, um jogador do Palmeiras volta a entrar em campo pela Seleção Brasileira

+ Palmeiras