A Copa Libertadores da América não inclui times norte-americanos e nem do México. A participação é vetada pela Concacaf, que é a “Conmebol” da América do Norte. Para acelerar a preparação e analisar possíveis jogadores para a Copa do Mundo de 2026, que terá sede na região, as entidades avançaram pela criação de um novo campeonato.

Segundo o jornal Recórd, um torneio de “tiro curto” pode reunir os principais times campeões e líderes dos rankings de seus países. Mesmo com o calendário apertado, a discussão está em andamento pela criação do torneio.

“O que procuram é inventar uma supercopa ou algo assim para que os campeões e melhores posicionados de ambas as confederações joguem nos Estados Unidos e todos ganhariam mais dinheiro. Isso não é fácil, devido aos calendários, mas eles estão avançando.“, publicou o veículo.

LEIA MAIS > Mônaco quer titular do Palmeiras e planeja proposta

Conmebol tentou aproximação

Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol, postou recentemente mensagem em suas redes sociais tentando se aproximar de Jesús Martínez, presidente do Grupo Pachuca.

“Reitero minha participação para que você volte e, pelo menos, se anime, e jogue a Copa Libertadores. Assim como você fez na Sul-Americana, você pode colocar uma de suas placas na Copa Libertadores. O México é um país tão apaixonado por futebol quanto as seleções sul-americanas, e depois de muitos terem disputado a Copa Libertadores, a Sul-Americana e a Copa América, de repente não ter o México… A rivalidade faz falta porque o México é paixão”, postou Dominguez.

Clubes do México estão fora da Libertadores desde 2016.

LEIA MAIS > Fechado! Palmeiras e Real Madrid fecham acordo por Endrick; Veja detalhes!